Sporting Clube de Portugal, constantemente na busca de títulos. O único grande que nos últimos 8 anos conquistou tantos títulos como o Moreirense e o Braga juntos. Não quero de maneira alguma descreditar a equipa de Moreira de Cónegos ou a equipa Bracarense, mas sim elevá-las ao nível de um “grande” Português!

O Sporting já à algum tempo que diz que a chave é a aposta na formação. Estamos a falar de um clube que se casou com a sua formação e a todo o custo quis que esse casamento desse frutos. Mas já se leva 8 anos e o rebento que deu não passou de uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Isto é como um homem em 8 anos de casamento só se lembrar de a mulher duas vez e oferecer-lhe um castiçal num ano e no outro ano, outro castiçal mas este com umas flores lá dentro. Vamos a números?

Das 31 ligas europeias, foi analisado pelo CIES – Observatório do Futebol, o aproveitamento da formação feito pelos clubes, na primeira metade da temporada em curso e considerando os atletas que fizeram três épocas seguidas nos seus clubes dos 15 aos 21 anos. Qual a conclusão? Raramente uma aposta no ouro, ou em caso do Sporting, no latão da casa dá alguma possibilidade de discutir o título de campeão nacional. É curioso que o Sporting está no top 100 completamente abandonado pelos amiguinhos portugueses. O único luso lá no meio da multidão. Com a 26ª posição consolidada, estando acima do Barcelona que ocupa a 50ª posição, Jorge Jesus já tem mais um argumento para a próxima conferência de emprensa: “Os nossos jovens são a chave do sucesso a longo prazo, olhem para o Bracelona (não errei na escrita, apenas tento reproduzir a realidade ao máximo), atrás de nós no rank e é um clube que aposta forte na formação. Ochencha  e ocho!” E assim vai receber uma enorme força de quatro ou cinco adeptos que acreditam que Jesus ainda faz milagres.

O Sporting renuncia assim à formação. Expulsando-a pela porta da frente porque em “ocho” anos não houveram rebentinhos suficientes para alegrar o papá. É cruel e estupidamente irreal o número de divórcios nos últimos anos. Deviam ser tomadas medidas, a começar por pôr o Bruno de Carvalho a ler as notícias da sua ex-mulher. Andam a dizer que está “fitness” e com viagem marcada para Inglaterra, visto que Marco Silva anda a sentir-se sozinho.

Para finalizar, a Prozis apresenta alguns conjuntos de produtos para os clubes Lisboetas. Não queremos que falte energia ou força aos seus adeptos e jogadores, caso faço falta. Mais vale prevenir que remediar. Fica a dica e podem conferir nas imagens abaixo.

[Total: 2    Average: 5/5]