Um mal nunca vem só | Portimonense 2 FC Porto 1

Primeiro jogo da pré-época do FC Porto aberto ao público e o resultado? Portimonense 2 FC Porto 1. Temos muito a dizer do que vimos hoje, até temos a dizer que encontramos um novo Marega (em termos de transformação de besta a bestial). Para não falar dos reforços, do nosso mágico Oliver e dos que vieram da B ou de empréstimos. Vamos lá analisar este Portimonense 2 FC Porto 1.

Portimonense 2 FC Porto 1 | A defesa “imbatível” que sofreu (afinal)

Depois de três jogos sem sofrer golos e a marcar 15, média de 5 golos por jogo, num ambiente de fora de casa com o calor algarvio, o FC Porto conseguiu mostrar aos adeptos o que não era suposto. As falhas e falta que fazem jogadores como Herrera, Danilo e Corona. Além disso também mostrou que João Pedro é para “ir jogando”, Saydi é um monstro físico mas ainda precisa de afinar o motor e Ewerton é…qualquer coisa.

Vamos começar pela defesa. Felipe e Chi. O nosso nigeriano mostrou que não quer jogar no FC Porto. Com erros completamente incríveis e um falhanço total no segundo golo. No primeiro golo notou-se a falta de entendimento entre ele e Felipe (o nosso capitão). Será o primeiro a ser dispensado, mas têm de vir reforços sérios, Mbemba por exemplo. João Pedro e Saydi já foram falados. Agora o nosso menino, Diogo Leite. Que grande calma e uma capacidade de antecipação muito grande. Fez boas dobras e não comprometeu. Gostei bastante do nosso jovem de ouro. Oleg também me surpreendeu. Ficando a adquirir experiência e minutos na equipa principal, pode vir a ser o nosso próximo lateral esquerdo.

No meio campo ainda vá que não vá

Passamos para o meio. Temos um Mikel que não é o Mikel que conhecemos. E não, não é por ter aquela crista loura mas sim por falhar passes e passes e não ter dado nada à equipa. Oliver e Sérgio Oliveira tiveram muitíssimo bem. Oliver é um jogador de um nível fora de série. Não perdíamos nada em alterar o sistema tático para potenciar as características do nosso 10 puro. Os passes a rasgar que faz e a visão de jogo que tem juntando a qualidade do passe fazem dele um médio de excelência. Sérgio é o normal. Impecável a recuperar bem as bolas e a dar músculo no meio. Falta um pouco de mentalidade, mas vamos lá chegar.

Depois vimos Paulinho, encostado na esquerda e Bruno Costa no meio. Digo: Paulinho é um Oliver mas sem ser o Oliver. Não é tão excelente, mas tem técnica e capacidade de passe muito acima de alguns do plantel. Falta-lhe velocidade. É titular? Não. Mas traz-nos um suplente de luxo, que afinal é o que temos como reforços. Bruno Costa é menino para disputar o lugar. Se o sistema mudar para três médios. Não fica à frente de Oliver, mas é bem provável que lute para lá chegar. O passe que desmarca Oleg é fantástico, que acaba por dar o golo. Já Otávio, que jogou (?), não se viu. E quando se viu, foi triste… Mas eu gosto dele. Vamos esperar pelo ritmo certo.

Portimonense 2 FC Porto 1 graças ao nosso melhor marcador: André Pereira

Agora vamos para onde temos mais soluções, onde mais não significa melhor. Soares com clara superioridade na concorrência a descer ao nível de Aboubakar em oportunidades flagrantes falhadas. No entanto tem de jogar, é o melhor avançado do FC Porto neste momento. Depois há Marega. Feliz porque vai renovar, mas com claro défice de ritmo. Precisa de acelerar. Brahimi é um jogador que me deixou de queixo caído. Estava num ritmo fulminante e a trocar a bola. Incrível a forma como isolou Soares e também como este não aproveitou. Além disso está mais explosivo e incisivo. Muito bom.

Agora: Hernâni! O novo Marega da transformação. Constantemente critiquei Hernâni porque nunca me pareceu capaz de aproveitar as oportunidades. Não sei o que lhe aconteceu em 3 semanas que não aconteceu numa época, mas gostei bastante. Ainda lhe falta alguma clareza na definição, mas está melhor a aproveitar a velocidade que tem e o ritmo de treino a mais que leva da concorrência. Gostei bastante.

Warris também me deixou surpreso. A única situação é que são todos suplentes de luxo. Warris até é capaz de encaixar com Marega e Soares. Mas para jogarmos com ele na ala precisamos de poder de cruzamento, algo que ele não tem. No entanto é rápido e astuto. Acho que é uma mais valia, no banco. Adrián López também me deixou surpreso. O avançado teve pormenores de classe. No entanto, burrou a pintura quando falhou um golo isolado… Vamos ver. Também é bom, no banco…

André Pereira: parabéns. O miúdo em 3 remates fez um golo e mandou outro ao poste e numa decisão difícil, sem deixar a bola cair. Merece ser titular no próximo jogo ao lado de Soares, porque ao lado de Abou é bem diferente. Abou está como acabou. Não serve. Temos de o vender. André Pereira está a mostrar que merece ficar no plantel e eu sou a favor desta aposta na formação. Conhecem a casa: tudo dito.

Declarações polémicas…?

Não sei até que ponto Sérgio Conceição disse isto… Espero que tenha sido uma jogada de “marketing” e para a imprensa. Porque dizer isto em público não parece de Sérgio. Foi uma crítica muito forte para o grupo. Será que na roda informou desta situação? Será que é estratégica? Será que é “apenas” para a SAD? Vamos esperar para ver… Temos de acreditar em Sérgio e que ele não faz nada que seja errado. Porque levou-nos ao título com apenas um reforço que nem jogou. E com prata da casa… Eu acredito que se a SAD não lhe der condições ele ameaça sair. E se a SAD permitir que ele saia, vai haver eleições na certa. Todos querem Alexandre PDC fora, mas será ele o problema? Ou será o próprio PDC?

[Total: 2    Average: 4.5/5]