Crónica da Pré-Temporada | Todos os detalhes

A primeira semana de julho marcou o início do mercado das transferências e revelou-se bastante agitada para o clube azul e branco. Vamos por isso fazer um ponto de situação da constituição do plantel que estará à disposição de Sérgio Conceição para o ano de 2019/2020.

Substituto de Iker Casillas

Na baliza surgem dúvidas devido às questões relacionadas com a continuidade de Iker Casillas. O mercado tem oferecido muitas soluções ao Futebol Clube do Porto, mas para já ainda não chegou o guarda redes que substituirá Iker Casillas (assumindo que este termina a sua carreira). Grief, Keylor Navas, Koubek, Buffon e Rulli foram alguns nomes apontados pela comunicação social para jogar de Dragão ao peito.

Confesso que o nome que mais me agrada é o de Koubek que, apesar dos seus 26 anos, revela ter já alguma experiência num campeonato competitivo, como é o caso do campeonato Francês. Além disso, este jogador é titular da seleção da República Checa. O checo tem 1,97 cm e uns reflexos impressionantes, para além de uma aparente extraordinária capacidade de defender pontapés de grande penalidade (e o Porto bem precisa disso). Para já as negociações com o Rennes estão longe de estar concluídas devido ao preço exorbitante que o Rennes pede pelo guarda redes (valor a rondar os 10M).

Laterais

Para o lateral direito, o Porto tem a sua situação aparentemente resolvida. Saraiva (o primeiro reforço confirmado do Porto para este ano) e Manafá serão os eleitos de Conceição para aquela posição, mas o mercado ainda está aberto e as coisas podem mudar.

Não nos podemos esquecer que Tomás Esteves (lateral que estava no plantel sub 19 que foi chamado para a pré-temporada dos dragões) tem para já impressionado o técnico dos azuis e brancos e poderá ser uma (agradável) surpresa ao longo da época.

Para lateral esquerdo já não é bem assim, se por um lado há dúvidas quanto a continuidade de Alex Telles, não há uma segunda alternativa ao lateral brasileiro. A polivalência de Manafá ajuda a disfarçar essa situação, mas para atacar uma temporada longa e dura parece-me curto.  Um lateral esquerdo na minha opinião deve entrar ainda no plantel do Porto.

Centrais

Quanto aos centrais, há na minha opinião muitas opções, mas acredito que o Porto ainda vai contratar mais um central. Para já, neste início da época Diogo Leite e Diogo Queirós foram chamados para a pré-temporada dos dragões, porém não me parece que estes venham a ser a solução por parte de Sérgio Conceição.

Queirós parece me ter muita qualidade, mas falta alguma experiência. Na minha opinião deve ser emprestado a um clube da primeira divisão para crescer e potenciar mais o seu jogo. Já Diogo Leite, não me parece ter a qualidade necessária para jogar num grande como o Porto e também deve ser emprestado, mas a este não lhe auguro um futuro risonho (pelo menos vestido de azul e branco).

Ainda há Pepe (que para já tem estado lesionado), Mbemba (solução credível apesar de não ter jogado muito na época passada) e Osório que cresceu muito na época passada em Guimarães e recentemente brilhou na Copa América. Fala-se ainda que Marcano poderá regressar.

A meu ver, falta um central esquerdino, mas por tudo o que foi o passado recente de Ivan Marcano no Porto, confesso que sou contra esta decisão (a tornar-se realidade).  No meio campo apesar da saída de Herrera a custo 0, há muitas opções para esta posição. Para já, para a posição 6 há Danilo e Loum que devem continuar de Dragão ao peito. Oliveira (de regresso), Óliver, Bruno Costa (embora este deva estar de saída por empréstimo) e Baro ( promoção da equipa B para a equipa A) são as opções para este setor.

Muito se tem falado na possibilidade de reforçar este setor, mas para já tal como em outras posições ainda não foi oficializado nenhum negócio. Ntcham e Saikiki são os nomes mais falados para vestir de azul e branco ainda neste mercado de transferências.

Avançados

Nas alas do ataque as coisas parecem estar mais resolvidas. Galeno está de regresso ao Porto e para alem disso ainda há Otavio, Corona e Fernando Andrade (embora este não me parece que continue no Porto) transitam da época passada. Além disso estão já confirmadas as contratações de Luis Diaz e Nakajima. Não parece que até ao fim do mercado de transferências haja novidades quanto as alas do Porto.

Para os avançados há a contratação de Zé Luís. Soares, Aboubakar e Marega para já transitam da época passada embora estes 3 jogadores tenham muito mercado e caso um deles saia, há que ponderar uma ida ao mercado para suprimir a saída de um destes 3 avançados. Também a fazer a pré-temporada com os dragões está também um talento raro por lapidar por parte de Sérgio Conceição. Trata-se de Fábio Silva, tem apenas 16 anos, mas auguro lhe um futuro brilhante.

O plantel ainda está indefinido, mas parece me que será um plantel competitivo que Sérgio Conceição terá a disposição para regressar a uma época recheada de títulos.

[Total: 2    Average: 5/5]