Antevisão Final da Taça da Liga

Após uma semana em que tivemos as duas meias finais da Taça da Liga (muito distintas uma da outra diga-se), e em que infelizmente muito pouco se falou de futebol, teremos mais um clássico desta feita na final da competição.

Um pequeno à parte…

Permitam-me que faça um pequeno parêntese e dê também eu um murro na mesa e dizer basta… basta e basta!

Abel Ferreira SC Braga

Abel Ferreira SC Braga

Apesar de entender ser uma questão cultural o facto de, aquando do insucesso, tentarmos deitar as culpas para os outros em vez de olharmos para o nosso próprio umbigo e fazer uma introspeção do que fizemos de errado e do que, apesar das adversidades e daquilo que está para lá do nosso âmbito, nos impediu de ter sucesso.

Assim como o facto de pouco patriotas que somos, mesmo sendo um pequeno país à beira-mar plantado, e de termos o privilégio de não só ter como português aquele que é um dos melhores jogadores do mundo – senão o melhor – de todos os tempos como ainda viver na sua era (mas ainda assim há quem o critique ou não lhe dê valor). E digo isto porquê? Porque achamos sempre que o jogador estrangeiro é que é o melhor, que o campeonato inglês e espanhol é que são os melhores…

Isto precisamente quando tivemos um dos melhores jogos dos últimos tempos e clássico dos últimos anos, intenso, emotivo, com duas equipas a quererem e a tentarem ganhar o jogo e com incerteza no resultado até ao final, das duas equipas que têm dominado o futebol português. Só uma equipa poderia ganhar, mas podiam ter optado por outra estratégia e não atacar tanto não se desequilibrando nem se expondo tanto e esperar por um lance fortuito ou mesmo pela lotaria das grandes penalidades. Porém, não foi isso que aconteceu e ainda bem para os amantes do desporto rei, sendo que também por isso poderia ter sido melhor aproveitado como propaganda do futebol.

Final FC Porto vs Sporting

Agora pela frente perspetiva-se outro grande jogo onde o Sporting CP defende e, ao mesmo tempo, tenta revalidar o titulo conquistado o ano passado. No outro lado, o FC Porto ainda procura o seu primeiro troféu na competição e um dos poucos que ainda não tem na sua extensa vitrina.

Será que teremos um clássico morno, para não dizer mesmo frio, como o último que vimos entre ambos para o campeonato, muito tático, com muitos duelos e sem grandes ocasiões de golo terminando com um nulo ou um clássico quentinho como este último que tivemos na meia final? Eu, pessoalmente, prefiro este último.

Para isso e tendo em conta as limitações impostas pela lei desta Taça da Liga, esperam-se os melhores jogadores em campo num jogo em que se disputa o segundo troféu da época, depois de os Campeões Nacionais já terem vencido a Supertaça.

Escolhas de Keiser | FC Porto vs Sporting

Assim sendo, Keiser deverá apresentar o mesmo onze que defrontou o Braga na meia final, com Renan na baliza (o herói desse jogo depois de ter brilhado no desempate por grandes penalidades), Ristovski, Mathieu, Coates e Acuña, Gudelj, Bruno Fernandes e Wendel, Raphinha e Nani, exceção feita a Phellype que deverá dar o lugar a Bas Dost na posição mais avançada do terreno.

Formação Tática do Sporting

Formação Tática do Sporting

Escolhas de Sérgio Conceição | FC Porto vs Sporting

Nos azuis e brancos, e com a dúvida em relação á condição de Danilo a persistir, Sérgio Conceição deverá manter a aposta em Vaná, Militão, Felipe, Pepe e Alex Telles, Herrera, Oliver, Corona e Brahimi e com Marega e André Pereira no ataque á baliza leonina.

Formação Tática do FC Porto

Formação Tática do FC Porto

Quem é o melhor em campo?

Veremos se Dragões de um lado e Leões de outro conseguirão ultrapassar as duplas Mathieu e Coates e Felipe e Pepe repetivamente, se Renan voltará a encher a baliza na mesma medida em que Óliver encheu o campo, se o Sporting levará a melhor como no ano transato ou se o Porto se “vingará” desse mesmo jogo.

Além do troféu, está também em jogo a consagração do campeão de inverno e em caso de derrota para os portistas isso significará também o fim da série de 22 jogos invictos. Será que à terceira (final) será de vez para os Dragões?

Gostou desta crónica? Por favor, compartilhe! E deixe o seu like no nosso Facebook! É muito importante para nós. Além disso, pode também, se desejar receber as crónicas em primeira mão, subscrever a newsletter (não fazemos spam).

[Total: 2    Average: 5/5]