Empate Portugal vs Ucrânia | Crónica

Senhor Engenheiro, obrigado pelo Europeu, mas por mim chega!

A crónica de hoje começa com um agradecimento a um homem que deu ao povo português o título de campeão da Europa que já ansiávamos desde 2004 (ano que perdemos a final para os gregos em nossa casa). No entanto, e apesar de estar eternamente grato a Fernando Santos, Portugal precisa urgentemente de novas ideias, já mete pena ver tanto talento desperdiçado.

Empate Portugal vs Ucrânia

O jogo contra a Ucrânia foi mais do mesmo em relação ao que temos vindo a assistir. Uma equipa que criou oportunidades apesar de tudo, mas fez um jogo muito abaixo do que pode fazer. Vê-se uma seleção, que atualmente é campeã da Europa, que parece não ter ideias, faz jogos sofríveis e vai fazendo exibições/resultados medíocres. E isso, até não é o mais grave, apesar de tudo.

O pior disto é que, na minha opinião, estamos a desaproveitar uma das gerações com mais talento de sempre! Desde que me lembro de ver jogos da seleção, não me lembro de ver tanta qualidade e tanta dificuldade para escolher 23 jogadores para as convocatórias (quanto mais para o 11), tendo em conta a qualidade de muitos jogadores por esse Portugal (e não só fora).

Para depois, ser uma equipa fraca, pálida e parece que a única coisa que sabem fazer é cruzar.  A esta seleção não falta talento, faltam sim ideias, outras formas de desmontar a organização defensiva dos adversários. As oportunidades ontem criadas por Portugal, grande parte delas ou nasciam de cruzamentos, ou então eram fruto da qualidade individual que Portugal tem.

Reparem, não há assim tantas seleções por esse mundo fora que possam gabar-se de ter um plantel de luxo como Portugal tem, mas porque não está esse talento a ser aproveitado? Porque não se define um modelo de jogo que realce mais o talento destes incríveis? Eu acredito que esta equipa pode ficar na história, mas seria necessário implementar medidas para mudar o chip. Sim, defendo a demissão de Fernando Santos, de forma a vir um treinador que defina um modelo de jogo mais ofensivo.

Desengane-se quem pensa que Portugal é Ronaldo e pouco mais. Já não é assim, já não precisamos de estar a depender tanto de um do melhor do mundo (quiçá um dos melhores de sempre). Temos talento para mais! Temos jovens que tem aparecido, que podem ser uma mais valia para a nossa seleção e jogadores menos jovens que ainda podem dar muito a esta seleção. Deixa-os brilhar Fernando! Por favor, não podemos desperdiçar uma geração tão talentosa.

[Total: 1    Average: 5/5]