O queixinhas, os pedinchas e o Fenêtre

Crónica da autoria de Jorge Massada

Quando eu andei na escola primária (ainda não se falava nestes luxos do primeiro ao quarto ano) havia os queixinhas. Eram os meninos que chegavam à sala de aula e diziam: «Oh! Setôr! Aquele menino bateu-me» ou então «Oh! Sê professor! Aquele menino fez chichi nos meus sapatos».

Os queixinhas eram uns foleiros, os fracotes de serviço. Ninguém gostava deles. Hoje as coisas não são diferentes. Eles são é outros.

O mais recente chama-se Benfica. Ele é queixas atrás de queixas. «Aquele menino chamou maluco ao árbitro» ou então «Aquele menino deu uma patada no outro» sendo que o setôr se chama Meirim neste caso.

Assoberbado por revelações que expõem um clube em profunda falência moral, o Benfica pensou que mandando achas indiscriminadas para uma fogueira que arde à sua volta «despistaria» a situação. Coitado do Benfica! Ao que chegou! A brincar aos meninos da escola primária.

O pedido de Mário Centeno

Mas neste mundo louco que todas as semanas vai dando imagens de uma agremiação desportiva que se desmorona sob a actual presidência, chegou a vez dos pedinchas. Então foi assim: o ministro das Finanças pediu dois bilhetes para ir apoiar o Benfica contra o FC Porto.

Alegou Mário Centeno que tal facto se devia a razões de segurança. Ora, devo confessar que admiro Centeno como ministro, o homem que explicou ao Mundo que não é preciso (é mesmo errado) ir sistematicamente aos bolsos das pessoas para criar riqueza.

Mas devo confessar que considero desprezível a atitude relativamente ao encontro para que foram solicitados ingressos. Como benfiquista tem todo o direito de ir apoiar o seu amor desportivo. Mas deve fazê-lo no meio dos outros adeptos. Se tem problemas de segurança, apoia pela televisão em casa aonde pode beber mesmo uma cervejinha com álcool, o que não acontece nos estádios (desconheço se é possível nos camarotes presidenciais).

Afinal parece que não há bilhetes de borla. Foi divulgado que Luís Filipe Vieira teria usado a sua «influência» em modo pedincha para evitar que um filho tivesse de pagar IMI relativamente a um prédio de que é proprietário. Foi o próprio descendente de LFV que o admitiu num e-mail enviado para o pai (ai os e-mails da desgraçada encarnada).

O Ministério das Finanças já veio desmentir ter alguma coisa a ver com o perdão do IMI e sinceramente não estou a ver Centeno a meter uma cunha para o Vieira. Mas quem anda à chuva molha-se.

Os emails nunca acabam

Chega! Chega! Dirá o benfiquista mais deprimido. A vida não está fácil para ele. Eis se não quando aparece mais um e-mail (os malditos) desta feita de Carlos Janela (de quem no título escrevi o apelido em francês para tornar a coisa mais fina) para Luís Filipe Vieira dando conta de um projecto de blog a que ironicamente chamou verdade desportiva.

Confesso que ver e ouvir o Window (em inglês também não fica mal) me causa uma espécie de urticária. Há qualquer coisa de repelente nas suas intervenções televisivas em que se apresenta como «independente» e em que só defende o Benfica sabendo-se também ser o autor das célebres cartilhas.

Pois, Janela terá proposto a Vieira a criação desse blog e o pagamento «cash» de diversas quantias a alguns jornalistas  para receber informações e os levar a publicar notícias que interessassem ao Benfica.

Cheira a corrupção que tresanda. É verdade que, no programa «Liga d’Ouro» na CMTV do passado dia 4, Mr. Fenêtre disse que o e-mail era falso enquanto bebia água sem parar. Nesse mesmo local um jornalista da Sábado desmentiu o comentador «independente» e o Correio da Manhã escreveu que a PJ desconfiava ser ele o autor do mesmo. Nestas coisas de Judiciária o CM costuma andar bem informado.

Assim vai o Mundo!

Artigo da autoria de Jorge Massada

Jorge Massada Autor Crónicas da Bola

Jornalista. Reformado. Trabalhou em várias publicações com destaque para o Expresso onde se manteve durante 16 anos.

[Total: 8    Average: 3.9/5]
  • Joao Miguel Marques

    uma cronicas de broche……..

  • Lopes Guerra

    PARABENS SR JORNALISTA TUDO QUE ESCREVEU É MAIS QUE VERDADE MASHÁ OUTRAS QUE NÃO SE PODEM DIZER. ISTO DA DEMOCRACIA É UMA TRETA …

  • PereBenjamim

    Gostei do post

  • Jaime Nogueira

    O sr. Jorge é uma massada para os vermelhotes.

  • José Manuel BarFer

    Não vai parar nunca.
    São 20G de mer## acumulada para ser processada na ETAR da Luz.
    É muito estrume de galinha.
    QUE VERGONHA PARA O SLB E AUTORIDADES PORTUGUESAS.