Rescaldo dos Dragões de Ouro

125 anos é muito tempo. Eu já venho lá de trás desde o Campo da Constituição e mais tarde em 1952 no Estádio das Antas Os meus ídolos eram o Barrigana, o Virgílio e o Carvalho. Até hoje as estatísticas apontam para 1862 títulos só no futebol profissional e 1785 nas modalidades. Fonte: JN de 28 setembro 2018.

 Por isso permito-me classificar os portistas dos últimos 36 anos (a era Pinto da Costa) como “portistas novos” que quase só sabem o que é ganhar. Vamos então entrar por aí. Esta nova era começou com José Maria Pedroto e Pinto da Costa. Os Dragões de Ouro atribuídos no Sábado no Coliseu do Porto foram “apenas” os de 2018.

Vou fugir aos grandes nomes laureados e recordar os que mais me impressionaram. Emocionar-me mesmo foi com o Prémio Carreira atribuído a Fernando Brandão, carinhosamente conhecido como Moreno. Já me tinha acontecido na Avenida dos Aliados na conquista do título. Repararam na simplicidade dele? Além de dividir o galardão pelos “seus meninos” quase pediu desculpa por o ter ganho.

Pedro Cardoso FC Porto

Pedro Cardoso FC Porto

Vem a seguir o Prémio Atleta Amador do Ano. Foi para Pedro Cardoso que é simplesmente no Desporto Adaptado Penta Campeão em Ténis de Mesa! Coincidência ou não é treinado por outro Dragão de Ouro, o meu amigo Rui Vicente Silva.

A seguir um nome muito conhecido. Para Sócio do Ano foi escolhido Pedro Marques Lopes comentador político, cronista e comentador televisivo independente. Não deve ser nada fácil viver em Lisboa com aquela cambada de cartilheiros!

Pedro Marques Lopes

Pedro Marques Lopes

O Pedro nem imagina, mas por causa dele compro a BOLHA todas as sextas feiras…

Todos já suspeitávamos de 2 dos premiados. Iker Casillas e Sérgio Conceição. Fiquei contente por o ouvir dizer “temos a responsabilidade coletiva de revalidar este título”.

Sérgio Conceição FC Porto

Sérgio Conceição FC Porto

Coletiva! Ouviram bem pipoqueiros? Todos nós, sócios, simpatizantes e adeptos temos esse dever e responsabilidade. E foi lindo ver o Sérgio quebrar o protocolo e chamar os verdadeiros artistas ao palco para serem aplaudidos.

FC Porto Dragões de Ouro 2018

FC Porto Dragões de Ouro 2018

Não queria terminar esta singela crónica sem colocar uma imagem que, para mim e para os Portistas do meu tempo, simbolizam muita coisa…

Pinto da Costa FC Porto

Pinto da Costa FC Porto

Obrigado Drª Cecília Pedroto por estar entre nós. Obrigado senhor Presidente Pinto da Costa por tudo que nos tem dado. Até à próxima

[Total: 0    Average: 0/5]