Rui Costa, Maestro agora atrás da baliza

Rui Costa, o Maestro que agora está atrás da baliza

Rui Costa, um dos melhores jogadores da história do futebol português, é agora figura de segundo plano de um Benfica que está em cacos e que precisa urgentemente de um maestro para organizar a gestão cada vez mais desesperada de Vieira.

Na verdade, segundo informações do próprio Benfica, Rui Costa está com funções de “Manager” para o futebol profissional do Benfica, um pouco à imagem do que se faz com qualidade no futebol inglês. Contudo, nem no papel de manager, nem muito menos de maestro, a realidade é que Rui Costa é tão influente nos destinos do Benfica como alguém que dá bitaites técnico-táticos enquanto assiste a um jogo atrás da baliza.

Por favor, não estragues a tua imagem

De facto, basta recuarmos uns vinte anos para nos maravilharmos com o futebol apaixonante e mágico do fantástico Rui Costa, tanto ao serviço do Benfica, mas também nos relvados italianos. Com uma técnica natural para o jogo, Rui Costa conseguia desequilibrar com facilidade graças ao seu potente remate e visão de jogo só comparável aos grandes jogadores da história do futebol.

Muito mais que um grande jogador do Benfica, Rui Costa é o exemplo de um grande talento do nosso futebol neste milénio. Foi no Euro 2000 e Euro 2004 que Rui Costa deu os seus melhores contributos à seleção nacional de futebol, ajudando Portugal a chegar muito longe em ambas as competições, com um jogo muito apelativo e que necessariamente tinha que passar sempre pelos pés do maestro do futebol português.

Maestro que já não atua, só faz presenças

A verdade é que a visão de jogo soberba de Rui Costa dentro do relvado não foi transportada para os dias de hoje, após o final da sua carreira. Teoricamente com um papel fundamental no futebol do Benfica, a verdade é que Rui Costa tem pouco espaço de manobra para tomar decisões, enquanto Vieira pretende imitar a excelência de Pinto da Costa e tornar o Benfica num clube Presidencialista.

Também com uma carreira respeitável, Nuno Gomes fartou-se recentemente de estar somente atrás da baliza no Benfica, pedindo a demissão e afastando-se finalmente de todo o controlo exagerado de um Vieira que parece cada vez mais desesperado. Mas porque é que não fazes o mesmo Rui?

O que Rui Costa está a fazer neste momento no Benfica é comparável ao que os participantes da Casa dos Segredos fazem para lucrar ao máximo. Aproveitam-se da sua fama para fazer umas presenças, aqui e acolá, no caso de Rui Costa em várias cerimónias pela Europa, mas só para tirarem algumas fotografias e receberem o cheque no final do mês. És muito melhor que isto, Rui.

[Total: 3    Average: 5/5]