Bem-vindos à semana louca do FC Porto

Estes próximos oito dias vão fazer palpitar muito o coração de qualquer portista. Nesta semana, o campeão nacional pode muito bem arruinar a sua temporada desportiva ou então, pelo contrário, dar três passos decisivos para cavalgar para um ano de glória e muita festa nos Aliados.

A começar pela meia-final da Taça de Portugal, pelo meio o jogo do título contra o Benfica e terminando com a segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, este vai ser o derradeiro teste à capacidade de gestão dos jogadores. Será que todos vão estar à altura dos acontecimentos?

Loucura nacional: Braga na Taça e Benfica na corrida ao título

Hoje o FC Porto começa esta sua semana louca com o jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Em pleno estádio do Dragão, o clube vai enfrentar um Braga fragilizado pela última derrota no Campeonato, que os afastou de uma forma irremediável da luta pelo título.

Sabendo perfeitamente dos perigos que a equipa de Abel Ferreira apresenta, o FC Porto sabe que dificilmente conseguirá resolver a eliminatória já neste jogo, pelo que é crucial não conceder nenhum golo e tentar marcar, pressionando muito o Braga para a segunda mão.

Apenas quatro dias após este embate, o FC Porto também irá receber o eterno rival Benfica, naquele que será com certeza o seu jogo mais importante do ano. Tendo isso claro, custa a acreditar que a Federação Portuguesa de Futebol colocou estes dois jogos, com um grau elevado de importância, num tão curto intervalo de tempo.

Relembramos que os encarnados estão a atravessar a melhor fase da sua temporada e sabem perfeitamente que só existe um resultado que os colocará na frente da classificação: uma vitória em pleno estádio do Dragão.

Por isso mesmo, os jogadores do FC Porto vão ter que se superar fisicamente e dar uma resposta cabal contra o Benfica. Caso isso aconteça o FC Porto terá tudo nas suas mãos para conseguir revalidar o seu estatuto de Campeão Nacional.

Mas calma, ainda temos a Roma

Achavam que estes dois jogos em 4 dias é um tempo muito curto que poderá mesmo afetar a verdade desportiva? Então não se esqueçam que o FC Porto também, quatro dias após o clássico contra o Benfica, vai ter que tentar dar a volta à eliminatória contra a Roma, que necessariamente terá os seus jogadores muito mais frescos. Obrigado Federação!

Além da componente desportiva, que colocaria novamente o FC Porto nas oito melhores equipas da Europa, o clube sabe da importância financeira que uma potencial passagem à próxima fase da Liga dos Campeões teria nos seus cofres. Estão em 90 minutos muitos milhões e potenciais vendas de jogadores em jogo.

Quem claramente não se importa muito com sucesso ou insucesso da equipa portuguesa na Europa é a Federação, que prefere que o Porto esteja mais em modo Jogos de Fome que a praticar o seu melhor futebol possível. Que os jogos comecem!

[Total: 2    Average: 5/5]