Eis como tapar o buraco Marega

Infelizmente, um dos melhores jogadores do nosso Campeonato, Marega, lesionou-se com gravidade na partida do passado domingo contra o Vitória de Guimarães, ficando ausente das competições até abril. Este buraco inesperado no onze do FC Porto levanta bastantes problemas a Sérgio Conceição, que via no maliano uma peça indiscutível para o ataque ao título. Mas quem é que é suficiente bom para resolva?

As respostas, ainda que não pareçam as ideias para os portistas, deverão obrigatoriamente passar ou pela entrada de Fernando Andrade no onze, ou então mesmo do português André Pereira que, pelo menos nos recentes jogos da Taça da Liga, não conseguiu convencer nem os membros da sua família.

Como se substitui uma força da natureza?

De facto, não vai ser fácil Sérgio Conceição ter em André Pereira e Fernando Andrade a força mental e sobretudo física que Marega empresta constantemente ao jogo. Além de parecer muitas vezes imparável no campo, o maliano é o melhor marcador do FC Porto neste Campeonato, o que prova bem a sua importância no sucesso recente do Porto.

Pelo que se tem visto nos últimos jogos, a escolha mais provável de Sérgio Conceição, nas meias-finais desta quarta-feira, deverá passar pela entrada direta de Fernando Andrade. Com dois golos nos dois jogos da Taça da Liga, o brasileiro tem justificado a sua chegada vinda do Santa Clara.

Fernando Andrade

Fernando Andrade

Como informa o jornal “O Jogo”, se Sérgio Conceição quer mesmo um substituto direto no campo para Marega, Fernando Andrade é, estatisticamente, o jogador perfeito para tal. Além de ter também força física, Fernando consegue ganhar muitos duelos ofensivos, apresentando também um elevado número de sprints por jogos, aquele que é um dos grandes atributos de Marega.

Se a única solução for Aboubakar?

Nem estaríamos aqui a discutir quem iria entrar para substituir Marega se o talentoso Aboubakar estivesse apto para jogo. Após ter sido operado de urgência a uma rotura total dos ligamentos, Aboubakar poderá até regressar primeiro do que o Marega ao onze do FC Porto, sendo que até já treina condicionado.

Caso os outros dois avançados do FC Porto não convencem nas próximas semanas, e que semanas vão ser para a equipa portista com meias finais da Taça de Portugal e Liga dos Campeões, Sérgio Conceição terá que rezar para que Aboubakar volte cheio de força e a 100% para ainda contribuir em todas as frentes.

Não descartamos, em último recurso, o treinador do FC Porto mudar o seu sistema para tapar este buraco ou então chamar um jogador com diferentes características para o lugar do lesionado Marega. Uma coisa é certa, os problemas começam a surgir no reino do Dragão e já nesta quarta-feira a primeira resposta tem que ser dada.

Gostou deste artigo? Por favor, compartilhe! E deixe o seu like no nosso Facebook! É muito importante para nós. Além disso, pode também, se desejar receber as crónicas em primeira mão, subscrever a newsletter (não fazemos spam).

[Total: 3    Average: 5/5]