Usar Kodi | O que é e porque é tão popular?

Começou por se chamar XBMC, ou Xbox Media Center, mas foi com o nome de Kodi que ganhou mais fama e utilizadores. Nos dias de hoje, em todo o mundo estima-se que o Kodi tenha mais de 38 milhões de utilizadores ativos. Mas porque usar Kodi atrai tantas pessoas? Vamos ver neste artigo.

Neste sentido, o Kodi é um media center gratuito e open source que tem feito um percurso algo controverso. Porém, em termos de utilizadores, funcionalidades e popularidade tem resultado muito bem. A principal razão é a sua abertura para desenvolver, criar e adicionar plugins (complementos de funcionalidade) por parte de terceiros. Noutras palavras, com poucos passos pode estar a assistir praticamente qualquer conteúdo online.

Usar Kodi | O que é?

Bem, antes de avançar propriamente para o que pode fazer com o Kodi, importa perceber o que realmente é o Kodi. Tal como indiquei acima, este programa gratuito é um media center, ou seja, um programa que lhe permite organizar e reproduzir todos os seus conteúdos de multimédia (imagens, músicas, vídeos, etc). Adicionalmente, este é open source ou, em português, de código aberto, o que significa que o seu “código de origem” está disponível online e qualquer um pode usá-lo.

Este “usá-lo” pode ser em várias vertentes, sejam elas adaptá-lo para criar novas plataformas, contribuir para melhorar o Kodi ou ainda criar addons de Kodi (plugins para adicionar funcionalidades). Na verdade, o que se mais tem feito nestes últimos tempos é mesmo criar addons Kodi e foi isto que exponenciou o Kodi.

Na prática, hoje o Kodi não é mais que apenas uma pequena base (muito bem desenvolvida) com a qual os utilizadores fazem “o que querem”. Para ter uma ideia da origem e história do Kodi deixo-lhe aqui em baixo um infográfico que penso ser bastante explicito.

Estatísticas do Kodi
Usar Kodi | Para que serve?

  • Reproduzir conteúdo que tenha no PC ou outro espaço de armazenamento? Sim.
  • Assistir filmes, séries, canais e outros diretamente online? Sim.
  • Jogar? Sim, bem +/- (ainda está totalmente implementado na versão atual)

Repare no segundo ponto que escrevi. Esta, quer queiramos quer não, é a principal razão pela qual o Kodi é tão famoso. Dia após dia, muitos são os utilizadores que recorrem ao Kodi, instalam determinados addons e assistem os conteúdos que desejam assistir.

Assistir Conteúdos no Kodi

Assistir Conteúdos no Kodi

Não obstante, o Kodi serve para muito mais que isso. Encontrar um outro programa gratuito que tenha tantas capacidades de organização e reprodução de multimédia, assim como presença em tantos sistemas operativos, não é nada fácil. Usar Kodi é uma tendência que tem vindo a marcar a era da internet.

Há ainda uma questão pertinente que surge todos os dias. O Kodi é ilegal? Não. Tal como usar um PC não é ilegal. A plataforma em si não aloja nem detém qualquer conteúdo. Aquilo que você faz com a plataforma é que não ser bem vista aos olhos da lei, mas isso é todo um outro tópico. Antes de terminar, recomendo ainda que usar o Kodi numa box Android para otimizar a sua experiência. Veja a nossa lista de melhores TV box Android.

Espero ter esclarecido um pouco quanto ao Kodi e usar Kodi, sendo que este é um tema que ainda gera muitas dúvidas. Esteja a vontade para usar os comentários ou subscrever a nossa newsletter de Kodi (não fazemos spam) para esclarecer qualquer dúvida.

Gostou deste artigo? Por favor, compartilhe! E deixe o seu like no nosso Facebook! É muito importante para nós.

[Total: 2    Average: 4/5]