Escolher uma TV box Android | Como fazer?

Esta foi mais uma semana em que recebi e tirei várias dúvidas sobre TV box. Isto é bom, significa que cada vez mais pessoas se apercebem da real vantagem que é ter uma box Android. Contudo, infelizmente não consigo dar uma resposta a todos os pedidos e, por isso, optei por fazer este artigo. Aqui indico como escolher uma TV box Android.

Na verdade, interessa reter que a TV box perfeita para todos os casos ainda não existe. Nem mesmo a Xiaomi Mi Box ou a Nvidia Shield TV são perfeitas. Cada caso, necessidade e orçamento disponível têm um modelo que se adequa melhor. Dessa forma, para escolher uma TV box Android há certos aspetos que deve ter em conta. Vamos ver.

Escolher uma TV box Android

O primeiro de tudo é que há dois aspetos fundamentais, especialmente para assistir conteúdo online, que são a memória RAM e capacidade de processamento. Bem, quanto à memória RAM nunca caia no erro de optar por uma TV box com menos de 2GB de RAM (é uma perfeita asneira). De facto, quanto mais memória RAM melhor, mas também superior a 4GB não necessita.

Android TV Box

Android TV Box

Quanto ao processador, as TV box Android geralmente usam da marca Amlogic, Rockchip e Allwinner. Por padrão e após ler vários comentários em fóruns e feito vários testes, evite adquirir TV box com processador Rockchip, estão longe de ser os melhores. Quanto à amlogic, procure adquirir uma TV box com as suas novas versões de processadores como a A95X Plus ou X96S.

Nesta questão do processador, compreendo que seja complicado. Contudo, desde que seja um processador razoavelmente bom, para assistir conteúdo em Kodi, Netflix ou mesmo canais, não terá qualquer problema.

Funcionalidades interessantes

Além de memória RAM e processador que, para mim, são os mais relevantes, há alguns outros aspetos que poderá considerar. Estas são as funcionalidades que dão mais valor e atribuem uma melhor experiência para o utilizador:

  • WiFi de dupla banda (2,4GHz + 5,8Ghz) – Muito útil para conseguir aceder a internet sem fios com uma velocidade consideravelmente boa;
  • Entrada para Ethernet – A Xiaomi Mi Box falha nisto. Ter uma entrada Ethernet (internet por cabo) é essencial para praticamente qualquer pessoa. Contudo, há uma solução para este “problema”. Pode usar um adaptador USB para RJ45 (entrada Ethernet) e o problema fica resolvido;
  • Bluetooth – Em particular para ligar periféricos como teclados ou controles remotos, ter a função de Bluetooth na sua TV box é um aspeto muito positivo;

Pouco mais há a salientar, o resto serão, como costumo dizer em relação aos extras dos carros, umas “mariquices” que até podem ser relevantes dependendo dos casos. Por exemplo, uma peça que facilite a colocar a TV box suspensa na parede como a antiga X96 Mini tinha (ainda existe esta TV box e continua a ser boa, mas já tem algum tempo).

Melhores TV box Android

Não me vou alongar aqui. Em vez de estar aqui a falar de cada modelo que aconselho, recomendo que veja o nosso guia de melhores TV box. Para facilitar, deixo ainda em seguida uma tabela que resume (muito resumidamente) as TV box que considero serem as melhores atualmente.

NomeDestaquesPontos NegativosPreço
A95X PlusWi-Fi de dupla banda
Processador muito recente
4GB de RAM e 32GB de ROM
Não tem entrada ethernet (RJ45)Preço da A95X Plus
X96SProcessador é muito recente e bom
Formato elegante, leve e bom desempenho
Podia ter type C em vez de microUSBPreço da X96S
Eachlink H6 MiniSuporta reprodução até 6K
Mais 50.000 de pontuação total em testes AnTuTu benchmark
Wi-Fi não é de banda duplaPreço da Eachlink H6 Mini
Xiaomi Mi BoxNetflix HD e FHD
Corre SO Android TV
Google Cast Built-In
Apenas 8GB de memória internaPreço da Mi Box
Nvidia Shield TVMelhor para gaming
Desempenho
Netflix HD e FHD
Built-in Google Cast
HD Audio
Preço elevadoPreço da Nvidia Shield TV

Qualquer uma das TV box mencionadas na tabela acima são uma boa opção. Claro que, com base também no que disse acima, cabe a si mesmo definir qual é que se adequa mais a si, às suas necessidades e orçamento disponível.

Quanto à loja para comprar, aconselho geralmente a Gearbest pois tem bons preços, muitos modelos disponíveis e o método de envio “Priority Line” que evita que as suas encomendas parem na alfândega. Espero ter ajudado. Continuação de um excelente dia!

Espero ter ajudado. Gostou deste artigo? Por favor, compartilhe! E deixe o seu like no nosso Facebook! É muito importante para nós. Além disso, pode também, se desejar receber as crónicas em primeira mão, subscrever a newsletter (não fazemos spam).

[Total: 2    Average: 5/5]