Melhores TV box Android para o Natal

Está a começar a época do Natal, já só falta um mês para o dia em que as famílias se juntam à mesa e fazem troca de presentes. Em todas as casas faz falta uma TV box Android e, para muitos, este será mesmo o presente ideal. Um pedaço de tecnologia que realmente é útil, até é bem acessível e, que se adquirir agora, ainda vai a tempo de dar como prenda dia 24. Assim, aqui vou-lhe mostrar as cinco melhores TV box Android.

Neste sentido, como nem todos os bolsos e necessidades são iguais, optamos por selecionar as melhores TV Android de vários segmentos, por forma a agradar a todos. Para aqueles que não o que é uma TV box, este um pequeno equipamento, na forma de uma caixa, que corre o sistema operativo Android e que pode ser facilmente ligado à TV por HDMI ou VGA. Desta forma, pode instalar qualquer aplicação e assistir praticamente qualquer conteúdo online.

Entender as TV box Android

Este é um tópico de teor explicativo sobre o que é uma TV box Android, para que serve e como pode configurá-la facilmente para assistir conteúdos online e navegar na internet. Se voçê já sabe tudo isto e apenas quer saber quais são as melhores TV box Android, então pode avançar já para a lista que está no próximo tópico.

Android TV Box

Android TV Box

O que é uma TV box?

Tal como indiquei logo no segundo parágrafo deste artigo, uma TV box Android é um pequeno equipamento, em forma de caixa, que usa o sistema operativo Android e que pode ser facilmente ligado a uma televisão ou ecrã. Pense num smartphone Android e em todas as suas capacidades, desde a simples consulta de internet e ver vídeos no YouTube a instalar e executar qualquer aplicação. Bem, isso é todo o potencial que uma box Android tem e oferece.

Com efeito, quando usa uma TV box Android apenas tem que a ligar à energia, conectá-la à internet (cabo de rede ou Wi-Fi) e ligá-la à TV (HDMI ou VGA). Após isso terá ao seu controlo, literalmente por controlo remoto que é sempre incluído nas TV box, um sistema Android com já várias aplicações pré-instaladas pronto a usar e cheio de potencial.

Nós já testamos várias TV box aqui no Crónicas da Bola e praticamente todos os elementos da equipa tem uma para uso pessoal. O melhor de tudo é que a TV box não precisa de ser topo de gama para cumprir com a instalação de apps e reprodução de multimédia. De facto, a maioria das TV box desde que tenha um processador razoável e 2GB de RAM já terá um desempenho muito satisfatório e o preço… bem é só uma pequeníssima fração do que seria adquirir uma smart TV.

Função de uma TV box

A função de uma TV box Android é, em termos simples, tornar qualquer televisão numa smart TV. Isto é verdade, porém eu diria que faz mais do que isto. De facto, grande parte das smart TV que estão disponíveis no mercado tem sistemas complexos e fechados que apenas permitem usar aplicações próprias ou licenciadas para usar nesses sistemas. Isto é o caso da Samsung com o SO Tizen, a LG com o webOS e a lista continua.

Por outro lado, uma TV box Android não tem grandes limites estabelecidos. Aliás, se for programador e ativar o boot, então aí é que não existem mesmo limites. Mas, aqui vamos falar apenas de uma utilização normal aliada a qualquer pessoa. Em qualquer uma das melhores TV box Android indicadas em seguida pode instalar e correr qualquer aplicação Android. Vou-lhe dizer alguns exemplos: Netflix, Kodi, YouTube, Chrome, Mobdro, Chrome, etc.

Relativamente a funções em particular, muitas pessoas usam para assistir filmes, séries e canais de forma mais cómoda através de aplicações oficiais como Netflix ou apps de operadoras, ou mesmo através de aplicações e tecnologias não oficiais como IPTV. Na verdade, as capacidades e funções que pode realizar numa TV box são quase que infinitas, dado que o sistema Android desde o início sempre assentou nessa premissa.

Filmes, séries e canais numa TV box Android

Configurar a TV box Android

Configurar a TV box Android

Último ponto antes de avançar para a lista de melhores TV box Android. Muitos leitores, amigos e seguidores dizem-nos que já adquiriram uma box Android, mas que agora não sabem bem o que fazer. Este subtópico é exatamente para ajudar e solucionar estas questões. Se tem a sua TV box consigo, o primeiro a fazer neste processo de configurar a TV box é liga-la à energia e à TV (através de HDMI ou VGA). Em seguida, conecte a TV box à internet através de cabo Ethernet ou Wi-Fi.

Feito este processo inicial, aconselho logo a abrir a Play Store e fazer a configuração inicial que, em termos práticos, é fazer o login na sua conta Google. Bem, o processo inicial está feito e agora vem a parte interessante que é adicionar as apps para permitir assistir aos conteúdos online.

Apps de Filmes e Séries

Para assistir filmes e séries, algumas das principais aplicações usadas são a NetFlix, o YouTube e ainda a Popcorn Time. Qualquer uma destas aplicações é de download gratuito, sendo que a Netflix requer uma subscrição mensal para assistir aos seus conteúdos.

Pela minha experiência, vale muito a pena ter acesso pago à Netflix, os conteúdo são imensos e muito variados, para todos os gostos e feitios.

Apps de Canais

Pode utilizar aplicações de canais em particular, como a TVI Player, RTP Play, Eleven Sports, entre outras. Adicionalmente, eu prefiro usar diretamente as aplicações das operadoras (NOS TV, MEO Go, TV Vodafone e Nowo TV), sendo que basta usar o login que a operadora nos fornece e temos logo acesso a todos os canais que subscrevemos.

No campo das alternativas não oficiais, pode usar a Mobdro ou optar por tecnologia IPTV em que pode recorrer a uma aplicação como a Perfect Player para inserir as listas que adquire a algum serviço externo.

No geral, para ambos os efeitos, recomendo que use o Kodi. Este é um media center gratuito otimizado usar em Android TV box e que permite, através dos addons certos, ter uma utilização muito fluída e acesso a qualquer conteúdo. Veja como Usar o Kodi.

Melhores TV box Android para o Natal

Após o primeiro tópico mais elucidativo, chega agora a partilha da nossa lista de cinco melhores TV box Android. Antes de mais, os modelos aqui apresentados testados e lemos também várias reviews de forma a determinar que a nossa análise está correta.

Para indicação de preços e sugestão de loja de compra, optamos por estas três marcas: Gearbest, Amazon Espanha e Banggood. Estas lojas foram selecionadas tendo em conta o factor de preço dos produtos, segurança no envio e se evitam taxas alfandegárias.

NomeDestaquesPontos NegativosPreço
Nvidia Shield TVMelhor para gaming
Desempenho
Netflix HD e FHD
Built-in Google Cast
HD Audio
Preço elevadoPreço da Nvidia Shield TV
Xiaomi Mi Box SControlo remoto melhorado
Netflix HD e FHD
4K Ultra HD a 60FPS
Google Cast Built-In
SO Android 8.1
Apenas 8GB de memória internaPreço da Xiaomi Mi Box S
Xiaomi Mi BoxNetflix HD e FHD
Corre SO Android TV
Google Cast Built-In
Apenas 8GB de memória internaPreço da Xiaomi Mi Box
Preço na Amazon ES
Eachlink H6 MiniSuporta reprodução até 6K
Mais 50.000 de pontuação total em testes AnTuTu benchmark
Wi-Fi não é de banda duplaPreço da Eachlink H6 Mini
Alfawise A8Bom desempenho para Kodi e IPTV
Preço muito acessível
Não tem Bluetooth
Podia ter processador Amlogic S905 ou S912
Preço da Alfawise A8

A tabela acima mostra, de forma resumida e clara, as nossas seleções como melhores TV box Android para o Natal. Contudo, para ajudar a escolher, descrevemos com maior detalhe estas TV box em seguida.

Apenas um aparte, para adquirir na Gearbest deve selecionar sempre que disponível o método de envio Priority Line (evita alfândega), na Banggood o Priority Direct Mail (evita alfândega) e na Amazon se fizer uma encomenda de valor superior a 29€ o custo de envio fica gratuito. Estes são apenas alguns truques e dicas que convém saber 🙂

Nvidia Shield TV

Nvidia Shield TV

Nvidia Shield TV

Se procura a melhor das melhores TV box Android de 2018, a Nvidia Shield TV é a que deve escolher. Em poucas palavras e, desculpem-me os termos, esta box Android é uma besta. Depois de centenas de avaliações a TV box Android, é evidente que o dispositivo de streaming da Nvidia é um dos melhores players de streaming de mídia disponíveis hoje. Fica acima dos demais em termos de especificações, suporte e desempenho.

Feita pelo gigante das placas gráficas Nvidia, a Nvidia Shield TV é equipada com o poderoso processador Tegra X1, oferecendo um desempenho inigualável de CPU e GPU. Tornando-se assim a Android TV box mais rápida até à data. Para os amantes de filmes, séries e TV, é possível assistir a conteúdo em 4K da Netflix, YouTube, Kodi e PLEX. Além disso, esta também suporta passagem de som surround de 10-bit color e Dolby 7.1.

Vantagens

Uma enorme vantagem é o facto de ter Google Cast integrado. Logo não precisa de ter um Chromecast separado para transmitir mídia a partir do seu smartphone ou tablet. Quanto ao Kodi, a Nvidia Shield apresenta-se como um excelente companheiro, já que a NVIDIA é patrocinadora da Kodi Diamond. Desta forma, a empresa fornece mais suporte e recursos para a Team Kodi para garantir que o dispositivo ofereça a melhor experiência Kodi.

Os utilizadores obtêm o melhor desempenho de GPU de um dispositivo Android. Também há suporte para a tecnologia de streaming de jogos da NVIDIA, permitindo que você transmita seus jogos do seu PC com uma GPU NVIDIA compatível ou use o serviço de streaming de jogos NOW da NVIDIA.

Especificações

OS: Android TV

CPU: Octacore Nvidia Tegra X1

GPU: ‎NVIDIA Maxwell 256-core GPU

RAM: 3GB

ROM: 16GB (500GB na Pro Model)

Resolução suportada: 4K Ultra HD

Aspetos positivos e negativos

TV box Xiaomi Mi Box S
  • Melhor para gaming
  • Desempenho
  • Netflix HD e FHD
  • Built-in Google Cast
  • HD Audio

Aspetos Negativos
  • Preço elevado

Preço e Onde Comprar

A empresa também tem apoiado ativamente o dispositivo, oferecendo atualizações regulares de firmware. Dado todas estas vantagens, a Nvidia Shield TV não só é a melhor, como é também a mais cara. Esta é mais cara que os seus rivais, mas a enorme quantidade de recursos e energia compensa o custo.

Preço da Nvidia Shield TV

Xiaomi Mi Box S

A Mi Box S surgiu como evolução da Mi Box 3 e é a versão global da Mi Box 4. Esta constitui a revisão de um modelo que liderou durante vários meses todos os pódios de TV box na sua gama de preços. O principal destaque em termos de evolução vai para o controle remoto que oferece agora maior facilidade de acesso aos conteúdos. Além disso, através do controle remoto pode usar voz para fazer pesquisas, a tecnologia usada é a Google Assistant.

TV box Xiaomi Mi Box S

TV box Xiaomi Mi Box S

Não obstante, muito do hardware é similar ao modelo anterior, continuando a manter o Google Cast integrado, um processador Cortex-A53 e uma GPU Mali-450, 2 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno. Mantém também a certificação oficial da Google, permitindo ao utilizador usufruir de Netflix com qualidade HD e FullHD.

Quanto ao Android, temos agora o Android 8.1. Em termos de conectividade, damos as boas-vindas aos Wi-Fi de banda dupla, bluetooth 4.2 e sistema de som Dolby DTS.  No que toca a reprodução de conteúdos, destaque para o 4K Ultra HD a 60FPS com o padrão HDR10. Na prática, isto significa melhorias na cor, contraste e no som.

Especificações

OS: Android 8.1

CPU: Cortex-A53

GPU: Mali-450

RAM: 2GB DDR3

ROM: 8GB

Resolução: 4K Ultra HD

Conectividade: Banda dupla (2,4GHz / 5GHz)

Bluetooth: 4.2

Aspetos positivos e negativos

Aspetos Positivos
  • Controlo remoto melhorado
  • Netflix HD e FHD
  • 4K Ultra HD a 60FPS
  • Google Cast Built-In
  • SO Android 8.1

Aspetos Negativos
  • Apenas 8GB de memória interna
  • Preço elevado

Preço e Onde Comprar

A nova Xiaomi Mi Box S está um pouco mais cara que a anterior. A meu ver, as alterações que fizeram, ainda que excelentes e tornaram o equipamento melhor, não compensam assim tanto o valor adicional que cobram. Contudo, há muito de positivo a apontar a esta TV box e, como já se sabe, o factor de “ser um produto novo no mercado” é tendencialmente importante para marcar um preço mais elevado.

Se me perguntar “a TV box compensa com este preço?”, a minha resposta é simples: Sim, pela razão que mesmo achando que o valor é elevado, o equipamento é dos melhores que pode comprar. Além disso, algo que pode fazer é aguardar por alguma promoção. No dia 11 de novembro, o Singles Day, esta box Android esteve em promoção na Gearbest a 49€.

Preço da Mi Box S Preço na Banggood

Xiaomi Mi Box

Na verdadeira reencarnação da expressão “velhos são os trapos”, a Xiaomi Mi Box aparece nesta lista. De facto, esta lista de melhores TV box Android nunca estaria completa sem esta que foi, é e será ainda por alguns meses uma TV box Android em destaque.

Mi Box da Xiaomi

Mi Box da Xiaomi

Esta TV box corre o Android TV, o sistema operativo baseado em Android da Google projetado especificamente para TVs. Isso permite que o Mi Box acesse toda uma gama de apps otimizadas para TV e oferece suporte embutido para o Netflix em 4K e outros serviços de streaming de vídeo.

Adicionalmente, o Google Cast também está integrado, permitindo que você transmita seu conteúdo favorito diretamente do seu smartphone ou tablet. Curioso sobre esta TV box? Veja a sua review completa.

Especificações

SO: Android TV 6.0

Processador: Amlogic S905X-H Quad-Core Cortex-A53 até 2.0GHz

GPU: Penta-Core ARM® Mali™-450

RAM: 2GB DDR3

ROM: 8GB

Bluetooth: 4.0

Conectividade: 802.11 b/g/n/ac e Wi-Fi (2.4GHz/5GHz)

Peso: 300g

Dimensões: 20,00 x 20,00 x 10,00 cm

Aspetos positivos e negativos

TV Box Eachlink H6 Mini
  • Netflix HD e FHD
  • Corre SO Android TV
  • Google Cast Built-In

Aspetos Negativos
  • Apenas 8GB de memória interna

Preço e Onde Comprar

O facto de conseguir ter acesso a todos esses recursos por menos de 100€ é simplesmente excelente. Consequentemente, não é surpresa que a Xiaomi Mi Box seja amplamente considerada uma das melhores Android TV box atualmente.

Preço da Mi Box Preço na Amazon ES

Eachlink H6 Mini

TV box que tem 3GB de RAM32GB de ROM e um preço muito acessível. Suporta reprodução em resolução 6K? Sim, leu bem. Já não estou a falar em FullHD (1080p), nem em 4k, mas sim resolução 6K.

TV Box Eachlink H6 Mini

TV Box Eachlink H6 Mini

A nova Eachlink H6 Mini corre o Android 7.0, sendo que nesta altura já poderia mesmo trazer o novo Android 8.0, mas não é de todo grave, até porque o Android que trás também é relativamente recente e muito estável. Pode instalar e usar qualquer aplicação Android, usando a Play Store ou mesmo fazendo downloads de ficheiros APK externos e depois instalando na box.

O processador da Eachlink H6 Mini é um Allwinner H6 Cortex-A53 de quatro núcleos, aliado a 3GB de RAM e ainda 32GB de armazenamento. Quanto à GPU, o dispositivo integra uma Mali-T720. O desempenho, essencialmente alinhavado pelo processador e RAM, é excelente. Porém, temos que ter a noção que estamos a usar uma tv Box acessível, sendo assim certamente aqueles jogos mais pesados poderão não correr tão fluidamente.

Destaque final para o resultado estonteante que este equipamento obteve nos testes AnTuTU benchmark, o seu resultado total foi de  53281, sendo este o um dos melhores resultados que obtivemos até hoje numa TV box Android. Curioso sobre esta TV box? Veja a sua review completa.

Especificações

SO: Android 7.0

Processador: Allwinner H6, quad-core, Cortex-A53

GPU: Mali-T720

RAM: 3GB

ROM: 32GB (pode ampliar até 64GB com cartão microSD)

Internet: 2.4G 100Mbps

Suporta: 6K H.265

Bluetooth: 4.1

Peso: 120g

Dimensões: 17.50 x 14.50 x 6.50 cm

Aspetos positivos e negativos

Design da Alfawise A8
  • Bom desempenho para Kodi e IPTV
  • Preço muito acessível

Aspetos Negativos
  • Não tem Bluetooth
  • Podia ter processador Amlogic S905 ou S912

Preço e Onde Comprar

A Alfawise A8 não é a melhor TV box Android do mercado. Contudo, por um valor bastante aceitável esta consegue surpreender e oferecer um desempenho satisfatório para qualquer utilizador mediano. De facto, para quem procura aquela utilização mais banal de apps de multimédia, assistir um filmes, séries e outras ações semelhantes, esta box serve perfeitamente.

Preço da Eachlink H6 Mini  Preço na Banggood

Alfawise A8

TV box Alfawise A8 faz parte de um vasto leque de TV box acessíveis destes dispositivos disponíveis. O destaque é essencialmente para a sua relação qualidade preço, em que por menos de 30€ fornece um desempenho incrível e especificações surpreendentes.

Design da Alfawise A8

Design da Alfawise A8

Com efeito, a Alfawise é uma marca muito boa em tudo aquilo que faz. Esta marca vende essencialmente TV box Android, projetores e mini-PC’s. Quanto ao seu produto mais recente, a TV box Alfawise A8, tudo indica que está a ser um novo sucesso de vendas.

Em termos mais particulares a Alfawise suporta os padrões de descodificação H.265, resoluções 4K x 2K HD e reprodução de filmes 3D. Destaque para os 2GB de RAM e 16GB de ROM que são uma boa surpresa numa TV box com um preço tão baixo.

Especificações

SO: Android 8.1

Processador: Rockchip 3229 quad-core cortex-A7 chip

GPU: Mali-400 MP

RAM: 2GB DDR3L

ROM: 16GB

Internet:  2.4G WiFi e 100Mbps

Suporta: H.265 decoding

Peso: 186g

Dimensões: 12.00 x 12.00 x 2.50 cm

Aspetos positivos e negativos

Aspetos Positivos
  • Bom desempenho para Kodi e IPTV
  • Preço muito acessível

Aspetos Negativos
  • Não tem Bluetooth
  • Podia ter processador Amlogic S905 ou S912

Preço e Onde Comprar

A Alfawise A8 não é a melhor TV box Android do mercado. Contudo, por um valor bastante aceitável esta consegue surpreender e oferecer um desempenho satisfatório para qualquer utilizador mediano. De facto, para quem procura aquela utilização mais banal de apps de multimédia, assistir um filmes, séries e outras ações semelhantes, esta box serve perfeitamente.

Preço da Alfawise A8

Considerações Finais

Estão então apresentadas todas as nossas cinco escolhas para a lista de melhores TV box Android para o Natal. Num apanhado geral, temos um equipamento que é o topo dos topos (Nvidia Shield TV), o modelo mais recente e mais antigo do top de vendas mundial (Xiaomi Mi Box S e Xiaomi Mi Box), uma TV box que surpreendeu tudo e todos pela positiva (Eachlink H6 Mini) e uma box Android mais acessível mas que cumpre bem a sua função (Alfawise A8).

Cada uma destas ocupa um lugar de topo em cada um dos segmentos de clientes que representa. De acordo com quanto pretende gastar e das suas necessidades em termos de uso, poderá escolher uma destas e, sem dúvida, sairá bem servido.

Quanto à Gearbest e Banggood, entendo que algumas pessoas ainda tenham algumas dúvidas se devem confiar nestas lojas online. Em particular estas duas, além de nossas parceiras de longa data, estas tem métodos de envio especial para Portugal (indiquei acima) que evitam a alfândega e tornam o envio mais rápido e seguro. O envio demora sempre mais um pouco que comprar numa loja habitual, pois os produtos vem da China, mas pelo o preço baixo acredito e compense, pelo menos para mim compensa.

Gostou deste artigo? Por favor, compartilhe! E deixe o seu like no nosso Facebook! É muito importante para nós. Além disso, pode também, se desejar receber as crónicas em primeira mão, subscrever a newsletter (não fazemos spam).

[Total: 1    Average: 5/5]