Review da A95X Plus | TV box de Desempenho

Pronto para conhecer melhor a nova A95X Plus? Então, vamos a isso. Esta TV box Android é uma das mais recentes no mercado, integrando já o novo processador S905Y2 da Amlogic. Além disso, tem também 4GB de RAM, Wi-Fi de banda dupla, Bluetooth e muitas outras funcionalidades. Será que vale a pena? Vamos ver isso nesta review da A95X Plus.

De facto, vendo as especificações muito boas e o preço baixo deste equipamento, tudo indica que será um sucesso. Mas, por via de ficarmos sem dúvidas, encomendei no nosso parceiro Gearbest um destes modelos para efetuarmos uma review da A95X Plus. Posso-lhe já dizer que os resultados surpreendem pela positiva.

Review da A95X Plus

Para facilitar a leitura, optei por estruturar a informação desta review da A95X Plus em vários tópicos. Assim, começo por falar sobre o design e construção, seguido do software, hardware, resultados aos testes efetuados e, para finalizar, falo do preço e espaços onde pode adquirir.

Design | Review da A95X Plus

Depois de muitos testes a TV box que pareciam todas o mesmo, mudando apenas o nome e componentes internos, eis que me chega às mãos a A95X Plus. Uma TV box extremamente fina e muito leve!

Design da TV box A95X Plus

Design da TV box A95X Plus

O seu formato é o comum quadrangular, mas o estilo é muito bem trabalhado. A parte superior é de tal forma espelhada que a box Android traz uma película para a proteger, faz quase lembrar os ecrãs dos smartphones e smartwatches.

No geral, o estilo desta box Android recorda a popular Xiaomi Mi Box. Apesar que há certos aspetos que a diferenciam, como a parte superior ser espelhada e ter a marca e nome da TV box mais visualmente destacados. Quanto às laterais, não tem qualquer interface de entrada, dado que todas estas foram colocadas na parte de trás do equipamento, uma jogada inteligente que dá um feeling mais clean à TV box.

Preço da A95X Plus

Especificações Técnicas

  • SO: Android 8.1
  • Processador: Amlogic S905 Y2, quad core, Cortex A53, 1,8 GHz
  • GPU: Mali-G31, ARM Dvalin MP2
  • RAM: 4GB
  • ROM: 32GB
  • Wi-Fi: 2.4GHz + 5GHz
  • Suporta: 4K H.265
  • Bluetooth: 4.2
  • Peso: 100g
  • Dimensões: 17,00 x 11,00 x 5,50 cm

Quanto à caixa da A95X Plus, inclui desde logo tudo o que necessita para começar a usar e usufruir da TV box. Desta forma, a caixa inclui:

  • TV box A95X Plus
  • Comando para controle remoto
  • Livro de instruções
  • Cabo de energia
  • Cabo HDMI
Caixa da TV box A95X Plus

Caixa da TV box A95X Plus

Software | Review da A95X Plus

A nova A95X Plus integra o Android 8.1 que é uma das versões mais recentes e estáveis do sistema operativo Android. Assim, tal como em praticamente todas as TV box, tem acesso à Play Store e pode instalar e usar qualquer aplicação Android que deseje, como Kodi, Netflix e até mesmo jogos.

Destaque também para a interface inicial, o launcher da TV box foi bem trabalhado para ser simples e intuitivo de usar. Estão também desde logo disponíveis várias apps já pré-instaladas com foco no Kodi (um fork com outro nome, que já explico a seguir) e alguma direcionadas para IPTV.

Quanto a compatibilidades e usabilidade, dado que o desempenho é muito fluído e trata-se de um sistema Android, não terá qualquer problema.

Hardware | Review da A95X Plus

Começo desde já pelo processador. Trata-se do novo processador S905Y2 da Amlogic, que foi anunciado pela marca no final de 2018, daí que seja surpreendente esta Android TV box já o ter. Apesar de não ser um topo de gama, foi criado com vista a ter um desempenho fluído e muito eficiente.

Não obstante, há inúmeros outros aspetos a indicar neste tópico, como os 4GB de RAM e a GPU ARM Dvalin MP2 que são mais do que suficientes para conseguir assistir toda a multimédia que desejar (filmes, séries, canais, etc) e ter uma utilização muito fluída.

Mais do que isso, tem a vantagem de ter Wi-Fi de dupla banda, excelente porque agora quase todos os routers criam redes 5G, e tem Bluetooth 4.2. Por outro lado, isto não pode ser só destacar pontos positivos, algo que me desagrada é não ter interface RJ45 de Ethernet (porém, pode usar um adaptador USB – RJ45).

Interfaces de Entrada da TV box A95X Plus

Interfaces de Entrada da TV box A95X Plus

Para terminar esta parte do hardware nesta review da A95X Plus, as interfaces presentes na TV box, como pode ver na imagem acima, são: ligação de energia, 2 x USB (uma delas é 3.0 e outra é a comum 2.0), HDMI e SPDIF. Nesta questão das interfaces, nota-se que a marca colocou o design e estilo à frente da colocação das interfaces, tendo-se “esquecido” de colocar mais entradas que alguns utilizadores mais exigentes gostam de ter.

Preço da A95X Plus

Resultados dos testes realizados

Agora sim, a parte mais relevante desta review da A95X Plus. Para tirar todas as dúvidas, colocamos a TV box em análise à prova, desde ligar e interagir com a interface até assistir séries e usar apps para avaliar o desempenho geral da TV box.

Inicio e Apps Pré-instaladas

Para ligar e começar a usar a TV box apenas tivemos de ligá-la à energia. Quando a ligamos, não abre logo a interface inicial, tem um processo simples de configuração inicial que nos pergunta o idioma, ajustar a resolução ao ecrã em que usa a TV box e ligação a rede Wi-Fi. Logo após isso, que é muito rápido de fazer, abre a interface inicial da box Android.

Quanto a apps pré instaladas, a A95X Plus já tem diversas apps interessantes entre as quais, YouTube, Netflix, CetusPlay, Kodi (inclui um fork que recomendo desinstalar e instalar o Kodi normal através da Play Store), Cloud TV (usada para canais IPTV), K-Addons (app para instalar addons Kodi populares).

Poucos minutos após a ligar e usar, o sistema pediu para atualizar o firmware para uma nova versão. Interessante, mostra que a marca se preocupa com o dispositivo e ainda pretende mantê-lo atualizado.

Unboxing da TV box A95X Plus

Unboxing da TV box A95X Plus

Instalar Apps pela Play Store

Este teste pode parecer simples e sem sentido. Porém, este tem uma razão para nós o fazermos. A maioria das principais boxes Android do mercado, incluindo a A95X Plus, são desenvolvidas na China. Deste modo, para usarem sistemas da Google é lhes aplicado o root (uma alteração ao sistema que, de forma simples, “abre” mais o sistema). Até aqui tudo bem, contudo, o root nem sempre é bem aplicado e depois, em vários casos, a Play Store funciona mal ou até nem funciona de maneira nenhuma.

No caso desta box Android, tudo está operacional no que toca a instalar aplicações Android e sistemas da Google. Logo, a box passou neste teste.

Kodi e IPTV

Muito derivado aos 4GB de memória RAM e uma satisfatória capacidade de processamento, pode confiar que funciona sempre problemas, lags ou travamentos. O desempenho da TV box em termos de reprodução de multimédia é muito bom.

Além disso, nunca vi uma TV box que trouxesse tantas aplicações pré-instaladas para efeitos de assistir canais, filmes e séries. Mesmo para o Kodi, esta TV box inclui muito addons já pré-instalados, o que acaba por ser interessante, pois poupa algum trabalho aos utilizadores. Se quiser saber quais são os melhores addons Kodi para Portugal, aconselho que veja o nosso artigo de melhores addons Kodi de 2019.

AnTuTu Benchmark

  • CPU: 26084
  • GPU: 9299
  • UX: 17244
  • MEM: 4129

O resultado total obtido nos testes da AnTuTu Benchmark foi então de 56756, sendo este o melhor resultado que obtivemos até hoje numa TV box Android. Passou a Eachlink H6 Mini, que teve um total de 53281. Muito bom ter conseguido um valor tão alto, especialmente quando falamos de uma TV box que ronda os 50€.

Velocidade de Wi-Fi

O teste foi efetuado para a ligação 5G, dado que no espaço de testes temos um router que cria esta ligação. Os resultados são… excelentes! Veja por si mesmo.

  • Wi-Fi – 4ms Ping | 56.2Mbps Download | 54.8Mbps Upload

No espaço de teste temos à volta de 100Mbps disponibilizados pelo router.

Preço e Onde comprar?

As TV box Android, em geral, não são equipamentos caros. De facto, qualquer pessoa pode hoje adquirir uma TV box, visto que há preços para todas as carteiras. Neste caso em específico, a A95X Plus custa cerca de 50€.

Estamos a falar de uma TV box muito recente, que tem 4GB de RAM e um desempenho muito muito bom. Para usar Kodi, IPTV ou assistir outros conteúdos online (por exemplo Netflix) esta box é uma boa compra. Tem uma excelente relação qualidade preço.

Preço da A95X Plus

Quanto ao espaço onde comprar, aconselho que use a Gearbest, especialmente porque é a loja online onde este dispositivo está mais barato! Além disso, a Gearbest é uma das principais lojas online atuais e mais usadas pelos portugueses. Não acredita? Então, dou-lhe dois factos interessantes:

  • A já marca convidou dois Youtubers Portugueses, Nuno Agonia e Bernardo Almeida, para visitarem a sede da marca;
  • A loja tem o método de envio Priority Line, especificamente desenvolvido para Portugal de modo a evitar totalmente a alfândega e a tornar o envio mais rápido e seguro. Deve selecionar este método sempre que possível.

Pode confiar na Gearbest e, se tiver alguma questão sobre esta loja, teremos todo o prazer de responder às suas dúvidas que pode deixar nos comentários ou falar diretamente connosco no nosso Facebook.Gostou deste artigo? Por favor, compartilhe! É muito importante para nós 😀

[Total: 2    Average: 5/5]

A95X Plus TV Box

0.00
9.2

Design

10.0/10

Preço

8.5/10

Desempenho

9.0/10

Pros

  • Wi-Fi de dupla banda
  • Processador muito recente
  • Design muito elegante, fino e leve

Cons

  • Não tem entrada ethernet (RJ45)