Review da Mecool KM9 Pro | TV Box Android

As TV box continuam a ser um dos equipamentos com maior procura no mercado. Com uma box Android pode facilmente assistir qualquer conteúdo online através de Kodi, Netflix, HBO, IPTV, etc. As possibilidades são infinitas, daí que muitas pessoas já usam um destes equipamentos. Aqui vou-lhe mostrar uma review da Mecool KM9 Pro. Será que compensa? Vamos ver.

Esta análise surge depois de há poucas semanas ter recebido e analisado a Mecool KM3, cujos resultados me surpreenderam pela positiva. A marca é a mesma, o processador é o mesmo, mas a KM9 Pro é mais barata, tem menos memória e não tem Wi-Fi de dupla banda. Interessante este contraste, será que o preço baixo de facto compensa? É isso que vamos ver nesta review da KM9 Pro.

Review da Mecool KM9 Pro

Sou-te honesto, as minhas expetactivas para esta TV box estavam inicialmente muito altas. Isto, por diversas razões incluindo o facto de ter um excelente processador, correr o Android 9.0 Android TV oficial da Google, ter uma aparência muito elegante, entre outros aspetos. Além disso, estou mesmo a precisar de trocar a minha já antiga TV box Alfawise T9.

Mecool KM9 TV box

Mecool KM9 TV box

Pois, digo-te que não fiquei nada dececionado. Claro, há certos aspetos que me deixaram confuso, mas estive a investigar um pouco tendo encontrado justificação e solução. Explico-te mais à frente do que falo, não te preocupes. Quanto ao desempenho, assisti muita multimédia online, instalei várias aplicações, abrir diversas apps ao mesmo tempo e não senti qualquer lentidão acima do normal.

Na verdade, pelo preço que esta Mecool KM9 Pro tem, fico supreso e admirado. Porém, esta análise ainda está no início, há alguns detalhes que tenho mesmo de te mostrar.

Preço da Mecool KM9 Pro

Especificações Técnicas | Review da Mecool KM9 Pro

Pouco falta nesta TV box em termos de especificações. O processador é um dos mais recentes e eficientes da marca Amlogic, o S905X2, enfrenta face a face o conhecido processador S912 e não fica a perder por muito, além que em termos de vídeo o desempenho, segundo a Home Theatre, é muito semelhante.

A capacidade de processamento alia-se a uns satisfatórios 2GB de RAM (para filmes, séries, canais e multimédia no geral serve, mas podia ter mais) e também a uma GPU que cumpre bem o seu papel. Comprove por si mesmo com a seguinte lista de especificações:

  • Processador – Amlogic S905X2 Quad-core, ARM Cortex-A53, 2.0GHz
  • GPU – ARM G31 MP2
  • SO – Android TV 9.0
  • Memória – 2GB de RAM
  • Armazenamento – 16GB
  • Ethernet – 100Mbps
  • Conectividade  Wi-Fi 2.4G e Bluetooth 4.0
  • Peso – 100g
  • Dimensões – 19,50 x 13,00 x 6,50 cm

Senti falta da capacidade de Wi-Fi de dupla banda que é especialmente útil quando tem disponível rede 5,8GHz no seu espaço. No entanto, tem entrada de cabo Ethernet e o Wi-Fi 2.4G funciona perfeitamente. Relativamente a interfaces e entradas, a Mecool KM3 tem:

  • 1 x AV
  • 1 x USB 3.0
  • 1 x USB 2.0
  • 1 x LAN Ethernet
  • 1 x TF (slot para MicroSD)
  • 1 x HDMI
  • 1 x Entrada de energia DC
Entradas e interfaces da Mecool KM9

Entradas e interfaces da Mecool KM9

Hardware e Software | Review da Mecool KM9 Pro

A combinação de um bom processador com todo o restante hardware e também o sistema operativo Android 9.0 Android TV oficial é que permite o bom desempenho na Mecool KM9. A memória RAM de 2GB apesar de ser reduzida não afeta negativamente o desempenho para a maioria das ações. Quanto ao armazenamento, se os 16GB não forem suficientes, pode sempre aumentá-los até 64GB através de cartão microSD.

Design da Mecool KM9 TV box

Design da Mecool KM9 TV box

Quanto ao software, o Android TV é um pouco mais limitado que o Android normal. Senti algumas “dificuldades” no que toca às aplicações disponíveis para instalar. Não consegui, por exemplo, encontrar na Play Store as apps: AnTuTu Benchmark, Google Chrome e Speedtest by Ookla. Este é um pequeno defeito que presenciamos.

Contudo, continuam a estar muitas aplicações disponíveis como Kodi, várias de IPTV, Netflix (esta deu alguns problemas que indico já no próximo tópico), HBO e outras. Além disso, como indiquei acima na KM9 temos a certificação Widevine L1, um enorme aspeto positivo!

Apps instaladas e testes efetuados

Esta é provavelmente a parte mais interessantes desta review da Mecool KM9 Pro. Que testes fizemos? Como é que esta TV box se comportou. Antes de mais, o controle remoto que vem com a TV box é bom e permite controlo por voz, mas para uma melhor usabilidade optei usei este airmouse que recomendo. Quanto a testes, bem a TV box não tem quase apps pré-instaladas, por isso usamos a Play Store para instalar e usar várias.

Começar a usar a TV box é bem simples. A caixa da Mecool KM9 Pro tem tudo o que precisa, tal como pode ver na imagem abaixo. Quando liga a energia e o cabo HDMI a uma TV ou ecrã pela primeira vez, aparece logo a interface inicial. Muito rápido e pode logo começar a assistir qualquer conteúdo que deseje ou até mesmo jogar! Basta instalar as aplicações que deseja através da Play Store.

Mecool KM9 TV box inclui

Mecool KM9 TV box inclui

Benchmark, Chrome, Speedtest e outras

Geralmente, nos testes que faço às TV box que recebo instalo sempre uma série de aplicações relativa a testar certos aspectos de hardware. A app AnTuTu Benchmark permite avaliar a memória, graficos e, no geral, o desempenho do equipamento em relação a outros semelhantes. Por outro lado, a app SpeedTest by Ookla permite verificar se a receção de rede funciona corretamente. O Chrome, bem, todos sabemos para que serve o Chrome 🙂

Como indiquei acima, estas apps não estão disponiveis na Play Store da KM9 Pro pelo facto desta ter o Android TV. Isto é grave? Não me parece, pelo simples facto de que existem outras centenas de apps para efeitos semelhantes e, em termos de multimédia (que é o maior objetivo de uma box Android), não irá sentir problemas.

Além disso, pode sempre fazer download dos APKs das apps no seu computador, passar para uma pen USB, colocar essa pen USB na TV box e instalar a app através do ficheiro APK.

Receção de Internet

Em relação à velocidade da internet, usei uma aplicação alternativa. O teste foi efetuado para LAN e para ligação Wi-Fi. Os resultados são relativamente bons! Veja por si mesmo.

  • LAN – 8ms Ping | 57.15Mbps Download | 43.62Mbps Upload
  • Wi-Fi – 8ms Ping | 28.11Mbps Download | 10.51Mbps Upload

No espaço de teste temos à volta de 100Mbps disponibilizados pelo router.

HBO Portugal

Se tem uma TV box regular e já tentou instalar a aplicação HBO Portugal, então certamente já sabe que não é assim tão fácil. A aplicação HBO apenas funciona em dispositivos oficiais. Para os fãs de Guerra dos Tronos ou Chernobyl, tem aqui a opção ideal de TV box, isto porque na Mecool KM9 Pro pode instalar e usar facilmente a app da HBO!

Fiz este teste nesta review da Mecool KM9 Pro e corri diversos conteúdos. Tudo funcionou sem qualquer problema. Este é um aspeto que realmente realça esta TV box no mercado, especialmente porque são muito poucas as TV box que tem este selo oficial da Google.

Certificado Widevine L1 da Mecool KM9 TV box

Certificado Widevine L1 da Mecool KM9 TV box

Netflix Portugal

Aqui o caldo entornou. Estive a poucos segundos de desistir de fazer a review da TV box ou fazer uma excecionalmente negativa. Contudo, tudo se resolveu após uma pequena leitura e de assistir um vídeo que me elucidou.

Eis o que aconteceu, instalei a aplicação Netflix através da Play Store e, quando abri a aplicação, apareceu-me um erro a indicar que a app não seria compatível com o dispositivo que estou a usar (a Mecool KM9 Pro). Como assim? Ainda por cima uma TV box com sistema operativo oficial da Google e sem qualquer tipo de root. Pois… a resposta é deveras interessante.

Erro Netflix na Mecool KM9 Pro

Erro Netflix na Mecool KM9 Pro

O facto é que a Mecool conseguiu ludribiar a questão do certificado Widevine L1 durante algum tempo, oferecendo mesmo para TV box com root a possibilidade de assistir Netflix com elevada resolução. Isto teve consequências. Segundo li, a Netflix baniu o uso da sua aplicação em equipamentos da marca Mecool. Está resolvido o mistério.

Não se preocupe, pois há solução. Basta descarregar a versão da app Netflix disponível neste LINK, passar para uma pen USB, colocar a pen USB na Mecool KM9 Pro e instalar a app através do ficheiro APK que descarregou. Eu testei e funciona sem problema nenhum. Claro, é uma situação um pouco aborrecida, mas pelo menos tem solução 🙂

Kodi e conteúdos online

Uma grande maioria das TV box adquiridas são usadas para assistir canais, filmes e séries online, seja através de alternativas oficiais como outras. Independentemente de qual seja o método, a Mecool KM9 permite reproduzir multimédia sem problema.

Testei com Kodi, Netflix, YouTube e HBO. Sem problemas, sem falhas, sem lentidão. Para multimédia não terá problemas, o mesmo não posso assegurar para jogos, os 2GB de RAM e a gráfica poderão não ser os mais indicados para jogos mais pesados.

Preço e onde comprar?

Quanto a preços, ao contrário da Mecool KM3, esta TV box é para todos os bolsos. A Mecool KM9 Pro tem diversas vantagens como ter o Android TV oficial e certificação Widevine L1 que permite assistir conteúdos Netflix e YouTube em HD e FHD. O sacríficio de alguns aspetos como memória e Wi-Fi de dupal banda, ajudaram a manter o seu preço num nível justo e agradável.

Caixa da Mecool KM9 TV box

Caixa da Mecool KM9 TV box

Em termos de relação qualidade preço, não consegue arranjar muito melhor, especialmente se procura uma TV box relativamente boa e acessível. O seu preço ronda os 40€, dependendo de promoções que tenha na Gearbest. Caro? Não considero, especialmente depois de fazer esta review da Mecool KM9 Pro. O seu valor está adequado ao valor que esta TV box oferece.

Preço da Mecool KM9 Pro

Na Gearbest, o valor de envio de envio já com o método de envio “Linha prioritária” (sem alfândega) é gratuito. Se queres ver outras alternativas, sugiro que vejas a nossa review da X96S ou mesmo a review da A95X que também são dois excelentes equipamentos. Uma outra TV box excelente, porém um pouco mais cara é a Beelink GT1.

Em relação a onde comprar, aconselho a Gearbest, é onde tem o melhor preço. Além disso, é seguro comprar para Portugal. Pode confiar, nós mesmo já compramos e recebemos muitos produtos de lá. Escolha o método de envio Priority Line (ou linha prioritária) para evitar problemas de alfândega. O envio costuma chegar em até três semanas após a compra com este método de envio.

Gostou desta review da Mecool KM9 Pro? Por favor, compartilhe! E deixe o seu like no nosso Facebook! É muito importante para nós. Além disso, pode também, se desejar receber as crónicas em primeira mão, subscrever a newsletter (não fazemos spam).

[Total: 3    Average: 5/5]

Mecool KM9 Pro TV box

8.7

Desempenho

8.5/10

Multimédia, Kodi e IPTV

9.0/10

Design e Especificações

8.5/10

Pros

  • Android TV oficial (com certificado Widevine L1)
  • Controle remoto através da voz
  • Excelente desempenho e preço acessível

Cons

  • Não tem WiFi de dupla banda
  • Netflix aplica restrições à Mecool (há solução, indico-a neste artigo)