Review da TX3 Mini L | TV box Android acessível

Assistir todo o tipo de multimédia através de uma TV box Android é uma realidade cada vez mais presente nos dias de hoje. De facto, hoje já são muitas as pessoas que têm junto da sua TV um dispositivo deste tipo e várias apps instaladas. Nesta review da TX3 Mini L, vou-lhe falar tudo sobre este que é um dos recentes equipamentos do género.

Neste sentido, espero ajudar-lhe a decidir se esta box Android é ou não o equipamento perfeito para si e para o que precisa. Assim, os vários tópicos desta review da TX3 Mini L retratam os principais aspetos que deve saber sobre o dispositivo, incluindo também os resultados a vários testes efetuados.

Review da TX3 Mini L

A Gearbest ofereceu-nos um destes equipamentos para efetuarmos alguns testes e, por essa razão, queríamos deixar aqui uma palavra de agradecimento à marca. Dito isto, partimos para o inicio desta review da TX3 Mini L em que falamos do design, hardware, software e desempenho desta TV box Android.

Design e Especificações | Review da TX3 Mini L

A TX3 Mini L apresenta um estilo muito simplista, apenas com marcações retas nas quatro extremidades no topo da TV box que lhe dão um aspeto moderno e curioso. Destaco ainda uma positiva evolução face à anterior TX3 Mini que tinha dimensões maiores e, em termos gerais, o design era bem inferior a esta nova.

Não obstante, o material de construção continua a ser o tradicional plástica ABS e o formato é o clássico quadrado. As entradas para as várias fichas (USB, Ethernet, HDMI, etc) estão distribuídas em duas laterais. Na parte inferior, nada a destacar, tem as saídas de ar para evitar sobreaquecimento da box Android e os “pés” para evitar deslizamentos acidentais do dispositivo.

Design da Tanix TX3 Mini L

Design da Tanix TX3 Mini L

TX3 Mini L TV Box

Especificações Técnicas

  • SO: Android 7.1.2
  • Processador: Amlogic S905W Quad Core 1.2GHz
  • GPU: Mali-450 penta-core, up to 750MHz+
  • RAM: 2GB DDR3L
  • ROM: 16GB
  • Internet: 2.4G 100Mbps
  • Suporta: 4K H.265
  • Peso: 170g
  • Dimensões: 10.30 x 10.30 x 2.50 cm

Quanto à caixa da Tanix TX3 Mini L, inclui desde logo tudo o que necessita para começar a usar e usufruir da TV box. Desta forma, a caixa inclui:

  • TV box Tanix TX3 Mini L
  • Comando para controle remoto
  • Livro de instruções
  • Cabo de energia
  • Cabo HDMI
Caixa da Tanix TX3 Mini L

Caixa da Tanix TX3 Mini L

Hardware

Em termos de hardware, a TX3 Mini L inclui um processador Amlogic S905W que, apesar ser inferior ao popular S912, servirá bem para o efeito desejado. Adicionalmente, a versão que recebemos tem 2GB de RAM que, a meu ver, é o valor mínimo de RAM que deve ter para obter uma utilização fluída.

No que toca a interfaces e entradas, a TV box em análise tem praticamente tudo o que possa necessitar. Deste modo, o dispositivo integra duas entradas USB, slot para cartão microSD, entrada para cabo de energia, HDMI, Ethernet (RJ45 que é o mais comum) e ainda SPDIF.

Interfaces da Tanix TX3 Mini L

Interfaces da Tanix TX3 Mini L

Nesta review da TX3 Mini L, queria ainda destacar a gráfica que também não sendo a melhor, adequa-se bem ao tipo de equipamento e, para o preço baixo, está excelente. Claro que numa review nós também indicamos os aspetos menos bons que, neste caso, são: a box não tem Bluetooth, poderia ter já o dual Wi-Fi de 2.4G e 5.2G e processador se fosse o S912 a box seria mais capaz (mas, provavelmente mais cara também).

TX3 Mini L TV Box

Software

O sistema operativo da Tanix TX3 Mini L é o Android 7.1.2 que é uma versão relativamente recente e, acima de tudo, muito estável. Além disso, o root de fábrica foi bem feito e a ROM instalada permite a utilização em Português tanto BR como PT.

Em termos de recursos de multimédia, a TV box suporta os padrões de descodificação H.265, que é dos principais formatos de descodificação. Permite também a reprodução de conteúdos em resolução 4K. Consequentemente, o desempenho é clean, sem falhas e responde bem a todos os comandos. Comparativamente com a Tanix TX3 Mini clássica, posso confirmar que esta é melhor e mais fluída, ainda que a versão anterior já fosse por si só bastante boa para o preço!

Neste sentido, esta TV box Android visa e permite proporcionar a melhor experiência no que toca aquelas tardes ou noites em que só nos apetece ver um filme ou série sozinhos, com amigos ou família. Dito isto, pode usar quaisquer recursos e app Android como a Google Play Store, a NetFlix, Mobdro, Kodi, Skype e muito mais.

Testes Efetuados

Inicio e Apps Pré-instaladas

Para ligar e começar a usar a TV box apenas tivemos de ligá-la à energia. A interface inicial surge poucos segundos após a TV box se ligar. Quanto a apps pré instaladas, a TX3 Mini L já tem diversas apps interessantes entre as quais, YouTube, Live Channels, Air Screen (trasmissão de ecrã por Airplay, Chromecast, Miracast ou DLNA).

A antiga TX3 Mini tinha já o Mobdro e o Kodi pré-instalados. Esta nova box Android, provavelmente por razões legais, não trás. Porém, pode facilmente instalar o Kodi através da Play Store e a app de Mobdro através do site oficial da Aptoide.

Interface é um pouco diferente do comum. Aparece um barra superior com alguns vídeos populares no YouTube, dando menos enfâse à apps em si. Penso que, de facto, a Tanix regrediu um pouco neste aspeto, sendo que a sua interface de TV box sempre foi das mais intituitivas e simples. Não obstante, conseguirá facilmente adaptar a este interface. Na barra inferior aos vídeos, tem acesso às principais aplicações.

Interface da Tanix TX3 Mini L

Interface da Tanix TX3 Mini L

Instalar Apps pela Play Store

Este teste pode parecer simples e sem sentido. Porém, este tem uma razão para nós o fazermos. A maioria das principais boxes Android do mercado, incluindo a TX3 Mini, são desenvolvidas na China. Deste modo, para usarem sistemas da Google é lhes aplicado o root (uma alteração ao sistema que, de forma simples, “abre” mais o sistema). Até aqui tudo bem, contudo o root nem sempre é bem aplicado e depois, em vários casos, a Play Store funciona mal ou até nem funciona de maneira nenhuma.

No caso desta box Android, tudo está operacional no que toca a instalar aplicações Android e sistemas da Google. Logo, a box passou neste teste.

Kodi e IPTV

Muito derivado aos 2GB de memória RAM e uma satisfatória capacidade de processamento, pode confiar que funciona sempre problemas, lags ou travamentos. O desempenho da TV box em termos de reprodução de multimédia é muito bom.

AnTuTu Benchmark

  • CPU: 3516
  • UX: 5824
  • Memória: 2345

Os valores são razoavelmente bons e, acima de tudo, em termos práticos são satisfatórios e a box cumpre bem a sua função. Mais do que isso, pela primeira vez, experimentamos também fazer uns testes mais direcionados ao gráficos com a app de GFX Benchmark. Os resultados foram os da seguinte imagem:

Testes da GFX Benchmark

Testes da GFX Benchmark

Wi-Fi e Ethernet (LAN)

  • LAN – 11ms Ping | 83.0Mbps Download | 11.9Mbps Upload
  • Wi-Fi – 15ms Ping | 34.3Mbps Download | 10.5Mbps Upload

No espaço de teste temos à volta de 100Mbps disponibilizados pelo router. Sendo assim, os resultados são positivos.

TV box Android TX3 Mini L

Preço e Onde Comprar?

Nesta review da TX3 Mini L, a box Android teve um desempenho que satisfez bastante em praticamente todos os aspetos. De facto, não sentimos falhas ou até mesmo lentidão no sistema mesmo quando tivemos várias apps abertas em simultâneo. Quanto a preços, por cerca de 30€ consegue ter equipamento na Gearbest, uma das lojas em que mais confiamos para as nossas compras.

Como os preços oscilam muito derivado às promoções, aconselho que veja o valor atual da box através do link abaixo.

TX3 Mini L TV Box

Na seleção do método de envio, recomendo que seleciona a opção Priority Line para evitar qualquer problema de alfândega e acelerar o envio. Antes de decidir, pretende ver outros equipamentos do género? Veja o nosso artigo de 5 Melhores Box Android para este ano.

Gostou deste artigo? Por favor, compartilhe! E deixe o seu like no nosso Facebook! É muito importante para nós 😀

[Total: 3    Average: 4.7/5]

Tanix TX3 Mini L

9

Design

9.0/10

Desempenho

8.5/10

Relação preço-qualidade

9.5/10

Pros

  • Relação preço-qualidade muito boa
  • Desempenho satisfatório
  • Design elegante e simplista

Cons

  • Não tem Bluetooth
  • Interface podia ser melhor trabalhada