Review da X96S | Chegou a TV Stick Android

Uma TV box Android já por si só é portátil, mas com uma TV stick Android o conceito de portabilidade é levado a todo um novo nível. Esta é a principal característica da X96S, sendo um dos dispositivos mais recentes e capazes destes género. Para usar, basta ligar tipo pen USB a um monitor ou televisão com entrada HDMI. Não podia ser mais simples e o desempenho é também muito bom. Vou falar-lhe tudo sobre este nova box Android nesta review da X96S.

De facto, será que este equipamento tão pequeno e leve permite assistir qualquer conteúdo Kodi, IPTV, Netflix e outros? Pelos nossos testes, posso assegurar que sim e com elevada qualidade. Mas há mais! Na review da X96S que apresento falo também de aspetos menos positivos que encontrei, do seu preço e onde comprar.

Review da X96S

De usabilidade e desempenho até testes de benchmark e velocidade de Wi-Fi, como será que se safa a nova X96S? Pelas suas especificações tudo indica que é das melhores! Vamos ver.

X96S 4GB de RAM X96S 2GB de RAM

Design e Usabilidade | Review da X96S

Nunca tinha experimentado uma Android TV stick e, na verdade, até pensei que não fosse gostar. Contudo, a lógica de utilização é muito prática e confortável. Apenas tem que ligar um cabo MicroUSB para fornecer energia e conetar a X96S como se fosse uma pen USB à entrada HDMI da sua TV ou monitor. Muito prático e leve, de tal forma que agora sim pode levar o seu sistema de home cinema para qualquer lado que vá.

X96S TV Stick

X96S TV Stick

Em termos de design, a X96S não é muito maior que uma pen USB, tendo numa das extremidades interface HDMI e na outra uma entrada USB 3.0, sendo que numa das laterais tem ainda slot para microSD, a entrada MicroUSB e extensor para infravermelhos.

Interfaces da X96S TV Stick

Interfaces da X96S TV Stick

No que à usabilidade diz respeito, utilizar a X96S é quase como usar um smartphone ou um tablet Android. Pode facilmente instalar e correr qualquer aplicação Android, navegar na web e assistir aos seus conteúdos e canais favoritos. Com apenas 31g e dimensões reduzidas, foi uma surpresa muito agradável usar este dispositivo para configurar o Kodi, assistir alguns episódios na Netflix e ainda fazer diversos testes.

Desempenho e Hardware | Review da X96S

Com 4GB de RAM, o novo processador S905Y2 da Amlogic, Wi-Fi de banda dupla e muito mais, não havia como contornar, tive de dedicar um pouco de tempo a analisar este equipamento. De facto, foram todas estas características aliadas ao facto de ser uma Android TV Stick que me convenceram a encomendar uma da Gearbest, tal como indiquei num artigo que fiz recentemente também sobre a X96S TV Stick.

Design da X96S

Design da X96S

Importa indicar que há duas versões disponíveis deste dispositivo, uma de 4GB de RAM e 32GB de ROM e outra de 2GB de RAM e 16GB de ROM. A versão que testei é a que tem maior capacidade, uma autêntica máquina! Em termos de desempenho, a Android TV stick não falha e a utilização é muito fluída. Apenas tive um ligeiro problema ao desinstalar uma aplicação com a Play Store, mas que rapidamente ficou corrigido com apenas a ação de desligar e voltar a ligar a box Android.

Quanto à Wi-Fi de dupla banda, esta é excelente, em particular se tiver um router que disponibilize esta rede, até porque é muito mais rápida! Porém, o seu alcance também é menor, por isso se usar a X96S longe do router de Wi-Fi, talvez seja melhor usar a rede Wi-Fi normal. Para os mais exigentes, a X96S tem também Bluetooth e, algo que é raro, inclui um extensor de infravermelho. Um aspeto mais negativo é que não tem entrada para cabo Ethernet (pode adquirir um adaptador USB – RJ45, como ESTE).

X96S Inclui

X96S Inclui

X96S 4GB de RAM X96S 2GB de RAM

Especificações da X96S

  • Processador – Amlogic S905Y2 quad core ARM Cortex-A53 @ até 2.0 GHz
  • GPU – Mali-G31 MP2 “Dvalin” GPU
  • Memória – 2GB LPDDR4 ou 4GB LPDDR4
  • Armazenamento – 16GB ou 32GB
  • Output de vídeo e áudio – HDMI 2.1 com HDR até 4K UHD @75
  • Conectividade  Dual Wi-Fi (2.4GHz e 5.8GHz) e Bluetooth 4.2
  • Peso – 31g
  • Dimensões – 15.30 x 10.20 x 5.60 cm

Resultados dos testes realizados

Agora sim, a parte mais relevante desta review da X96S. Para tirar todas as dúvidas, colocamos a TV Android Stick em análise à prova, desde ligar e interagir com a interface até assistir séries e usar apps para avaliar o seu desempenho geral.

Caixa da X96S TV Stick

Caixa da X96S TV Stick

Inicio e Apps Pré-instaladas

Para ligar e começar a usar a TV box apenas tivemos de ligá-la à energia. Quanto a apps pré instaladas, a X96S já tem diversas apps interessantes entre as quais Mobdro, Kodi (inclui um fork que recomendo desinstalar e instalar o Kodi normal através da Play Store), YouTube, Netflix e algumas outras menos relevantes.

Um truque, antes de abrir a Mobdro a primeira vez na sua TV box certifique-se primeiro que tem a internet ligada, assim vai logo aparecer uma atualização para fazer. Faça essa atualização e, assim, já vai conseguir assistir os canais.

Instalar Apps pela Play Store

Este teste pode parecer simples e sem sentido. Porém, este tem uma razão para nós o fazermos. A maioria das principais boxes Android do mercado, incluindo a X96S, são desenvolvidas na China. Deste modo, para usarem sistemas da Google é lhes aplicado o root (uma alteração ao sistema que, de forma simples, “abre” mais o sistema). Até aqui tudo bem, contudo, o root nem sempre é bem aplicado e depois, em vários casos, a Play Store funciona mal.

No caso desta box Android, tudo está operacional no que toca a instalar aplicações Android e sistemas da Google. Logo, a TV Stick passou neste teste.

Kodi e IPTV

Muito derivado aos 4GB de memória RAM e uma satisfatória capacidade de processamento, pode confiar que funciona sempre problemas, lags ou travamentos. O desempenho da X96S em termos de reprodução de multimédia é muito bom.

Além disso, nunca vi um equipamento deste género que trouxesse tantas aplicações pré-instaladas para efeitos de assistir canais, filmes e séries. Se quiser saber quais são os melhores addons Kodi para Portugal, aconselho que veja o nosso artigo de melhores addons Kodi de 2019.

Interface launcher da X96S TV Stick

Interface launcher da X96S TV Stick

AnTuTu Benchmark

  • CPU: 26398
  • GPU: 9122
  • UX: 17190
  • MEM: 3664

O resultado total obtido nos testes da AnTuTu Benchmark foi então de 56374, sendo este o melhor resultado que obtivemos até hoje numa TV box Android. Ficou assim muito perto da TV box A95X Plus, que teve um total de 56756. Muito bom ter conseguido um valor tão alto, especialmente quando falamos de uma TV stick que ronda os 40€.

Velocidade de Wi-Fi

O teste foi efetuado para a ligação 5G, dado que no espaço de testes temos um router que cria esta ligação. Os resultados são… excelentes! Veja por si mesmo.

  • Wi-Fi – 4ms Ping | 58.7Mbps Download | 54.5Mbps Upload

No espaço de teste temos à volta de 100Mbps disponibilizados pelo router.

Preço e onde comprar?

Quanto a preços, existem duas versões deste equipamento, uma mais acessível de 2GB de RAM e 16GB de ROM e outra com melhor desempenho de 4GB de RAM e 32GB de ROM. Na minha opinião a mais acessível de 2GB de RAM cumpre bem a função para assistir multimédia, por isso será a escolha mais segura.

Porém, se pretende um desempenho melhor e uma box Android para lhe durar mais tempo, reproduzir e alojar muito conteúdo, então deve optar pela de 4GB de RAM. Em baixo, deixo os links para ver os preços de ambas.

X96S 4GB de RAM X96S 2GB de RAM

Em relação a onde comprar, aconselho a Gearbest, é onde tem o melhor preço. Além disso, é seguro comprar para Portugal. Pode confiar, nós mesmo já compramos e recebemos muitos produtos de lá. Escolha o método de envio Priority Line (ou linha prioritária) para evitar problemas de alfândega. O envio costuma chegar em até três semanas após a compra com este método de envio.

Gostou deste artigo? Por favor, compartilhe! E deixe o seu like no nosso Facebook! É muito importante para nós. Além disso, pode também, se desejar receber as crónicas em primeira mão, subscrever a newsletter (não fazemos spam).

[Total: 1    Average: 5/5]