Review do Nokia X6 | Será que compensa?

O meu primeiro telemóvel foi um Nokia 5200 (saudades…). Esta marca liderou por vários anos o mercado de telemóveis mundial. Porém, depois como todos sabemos, esta caiu a pique. Será que este novo Nokia X6 ou 6.1 Plus é uma nova esperança para a marca? Vamos ver tudo nesta review do Nokia X6.

Antes de mais, dizer Nokia X6 ou 6.1 Plus é igual, estamo-nos a referir ao mesmo modelo. Este é o terceiro modelo da série Nokia 6 e o primeiro a conseguir competir seriamente com a Xiaomi, Honor e outras marcas de foco no preço. Isto porque, tal como vamos ver na review do Nokia X6, falamos aqui de um smartphone acessível com especificações muito boas.

Review do Nokia X6

Lançado em finais de 2018, o Nokia X6 trouxe uma lufada de ar fresco à marca, cujos smartphones são produzidos desde dezembro de 2016 sob a alçada da HMD Global. O destaque vai desde logo para o design, é um smartphone muito bonito, mas mais do que isso ele tem um processador Snapdragon 636, uma grande evolução face a modelos Nokia 6 anteriores que tinham o Snapdragon 430.

Nokia X6 ou 6.1 Plus

Nokia X6 ou 6.1 Plus

Bem, tudo se afigura muito positivo no papel. No entanto, todos sabemos que pode não ser bem assim. Por essa razão, adquiri na Gearbest uma unidade deste modelo para efetuar alguns testes. A minha opinião? Hmmm. Falha em alguns aspetos e é muito forte noutros. Vamos ver.

Preço do Nokia X6

Design e Ecrã | Review do Nokia X6

Tratando do smartphone acessível mais ambicioso já alguma vez feito pela marca, o design e o ecrã foram muito caprichados. Quantos Xiaomi vê por aí todos feitos com uma estrutura de plástico? Pois, a HMD optou por oferecer uma estrutura toda em vidro ao novo Nokia, muito elegante e com um toque especial de premium.

Design do Nokia X6

Design do Nokia X6

O ecrã é de 5,8”, o que poderia ser demasiado grande para usar apenas com uma mão. Porém, a marca é inteligente. Combinou o ecrã grande com uma espessura de apenas 8mm, oferecendo uma experiência de uso com apenas uma mão muito prática e eficiente. Trata-se de um ecrã 19:9 FHD+. Sim, não é um OLED, mas para um utilizador normal não é por aí, as cores são vibrantes e muito nítidas. Pelo preço não podemos exigir tudo.

Espessura do Nokia X6

Espessura do Nokia X6

Tanto atrás como à frente, o Nokia X6 inclui uma camada de vidro Gorilla Glass 3 para aumentar a resistência. De qualquer forma, aconselho que não teste a resistência… já sabe como funcionam os smartphones. Para cair e não partir, o melhor é mesmo usar uma capa e vidro temperado.

No geral, o design e ecrã deste smartphone foi o que mais se destacou na review do Nokia X6. Nota positiva neste campo. Pelo seu preço, há muito poucos smartphones que tenham esta qualidade. Um último aspeto a salientar é a presença do notch no ecrã (se preferir, pode tirá-lo nas configurações).

Funcionalidades e Desempenho | Review do Nokia X6

Como a maioria dos smartphones deste segmento, o Nokia X6 é dual SIM híbrido, isto é, um dos espaços para cartão SIM pode ser usado para cartão MicroSD. Este smartphone integra também Wi-Fi AC, bluetooth 5.0, rádio FM, mas… não tem NFC (devo admitir que fiquei descontente com este ponto).

Nokia X6

Nokia X6

Quanto à entrada de energia e troca de dados é USB-C e, ao contrário de muitos smartphones atuais, tem entrada jack 3.5mm. Tem também um sensor de impressões digitais na parte de trás do smartphone, junto às câmaras principais, que funciona muito bem.

Alimentado pelo processador Snapdragon 636, o Nokia X6 é o smartphone acessível com melhor desempenho da HMD lançado até à data deste smartphone. Nos cerca de cinco dias que usei de forma intensiva, não notei qualquer tipo de falha ou lentidão. Os 4GB de RAM certamente ajudaram nisso.

Acerca do sistema operativo, estamos a falar do Android One, o Android mais puro disponível mercado. Aliado a este sistema, a marca compromete-se com pelo menos 2 anos de atualizações à plataforma e três anos de atualizações de segurança.

Bateria e Autonomia

O Nokia X6 tem uma bateria de 3060mAh, que não é muito grande, mas permite facilmente ter mais de um dia de uso intensivo. Além disso, o smartphone integra o Quick Charge 3.0, capacidade para carregamento rápido. Originalmente, o Nokia X6 vem com a versão 8.1 Oreo, porém esta será atualizada para a 9.0 Pie.

Especificações Técnicas

  • Ecrã: 5.8” 19:9 FHD+ IPS LCD
  • Processador: Snapdragon 636
  • RAM: 4GB
  • Armazenamento: 64GB
  • SO: Android One 8.1 Oreo
  • Câmara Dupla Principal: 16MP, f/2.0 e 5MP, f/2.0
  • Câmara Frontal: 16MP, f/2.0
  • Bateria: 3060mAh
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 ac, BT5.0, FM radio
  • Dimensões: 147.2 x 71 x 8mm
  • Peso: 151g

Na sua caixa, o Nokia X6 inclui tudo o que seria de esperar, incluindo uma capa de proteção, o que é bastante útil. Digo isto, porque como o smartphone é todo em vidro, torna-o muito bonito e elegante, mas também mais preocupante e dispendioso se quebrar. Não estão incluídos auriculares, mas também agora já são poucos os smartphones que oferecem auriculares, por isso não é surpreendente.

Nokia X6 Inclui

Nokia X6 Inclui

Preço do Nokia X6

Câmara Principal e Selfies

No que às câmaras e fotografia diz respeito, encontramos aqui o calcanhar de aquiles do Nokia X6. As fotografias com luz são bastante boas, porém de noite ou em ambientes com pouca luz, não é de todo a melhor. Pelo preço, as câmaras estão adequadas, mas podiam ter sido algo melhor trabalhadas para fotografias com pouca luminusidade.

Ficam aqui alguns exemplos de fotografias que tirei.

Neste sentido, consegue tirar excelentes fotografias com o Nokia X6 tanto com a dupla câmara principal como a câmara frontal. Porém, tem que ser em condições de boa luminosidade. Nas duas fotos mais escuras que mostro como exemplo, percebe-se facilmente que a câmara do Nokia X6 tem dificuldades em capturar os detalhes, gerando resultados com muito “ruído” nas fotografias. De qualquer forma, no geral, para o preço do smartphone não está mal.

Conclusão | Review do Nokia X6

A Nokia cumpriu bem o seu objetivo de lançar no mercado um dispositivo acessível e com boas especificações. Após a review ao Nokia X6, consigo afirmar com fundamento que se trata de um equipamento adequado para uso diário intensivo, falhando apenas na questão das fotografias em espaços com pouca luz. Excetuando isso, tudo com especial enfoque no seu preço compensou.

Para Portugal, deve no entanto ter em atenção que este smartphone não dispõem de B20 para rede 4G. Ou seja, em zonas mais fora dos centros de cidade poderá não ter acesso a 4G, apenas a rede 3G. Não é algo que seja crítico, mas é sempre bom notar este aspeto. Quanto a preço, o Nokia X6 está em promoção na Gearbest por menos de 170€.

Preço do Nokia X6

Quanto à Gearbest, pode confiar nesta loja as suas compras de gadgets. Há um método de envio para Portugal chamado Priority Line que evita qualquer problema com alfândega, dá um tracking code para acompanhar a encomenda e não falha nos envios.

Linha Prioritária Gratuita Gearbest

Linha Prioritária Gratuita Gearbest

Espero ter ajudado com esta análise ao Nokia X6 ou 6.1 Plus. Continuação de um excelente dia!

Gostou deste artigo? Por favor, compartilhe! E deixe o seu like no nosso Facebook! É muito importante para nós. Além disso, pode também, se desejar receber as crónicas em primeira mão, subscrever a newsletter (não fazemos spam).

[Total: 2    Average: 5/5]

Nokia X6 ou 6.1 Plus

8.8

Desempenho

8.5/10

Autonomia e Funcionalidades

9.0/10

Relação preço qualidade

9.0/10

Pros

  • Construção, design e ecrã premium
  • Android One (SO Android puro)
  • Preço muito acessível

Cons

  • Câmara não é boa para fotos com pouca luminosidade
  • Não tem NFC