Review dos BW-FYE5 Mini | Auriculares Bluetooth

Depois da nossa review dos BW-FYE1, hoje apresento-te os BW-FYE5 Mini. Estes são também uns auriculares Bluetooth com excelentes capacidades e muito acessíveis. A marca Blitzwolf surgiu em 2015 e, desde a sua origem, tem lançado no mercado muitos gadgets com a premissa de boa qualidade a preços baixos. Há quem já diga mesmo que a Blitzwolf segue as pisadas de sucesso da famosa Xiaomi. Vamos ver tudo nesta review dos BW-FYE5 Mini.

Com efeito, para quem procura uma solução discreta para ouvir música, prática e sem fios para atender e responder a chamadas, ou outras ações deste género, os BW-FYE5 Mini poderão ser uma opção. O design é interessante, tem várias funcionalidades, boa autonomia e o preço é acessível. Nesta review dos BW-FYE5 Mini, o objetivo é perceber se estes conseguem atingir ou mesmo superar as nossas expetativas de ergonomia, autonomia e qualidade de som.

Review dos BW-FYE5 Mini

Tal como no caso dos BW-FYE1, o objetivo de usar uns auriculares do género dos BW-FYE5 Mini é ouvir música discretamente ou então falar ao telemóvel em sistema de mãos-livres. Assim sendo, a qualidade de som é importante, mas mais do que isso importa serem práticos, confortáveis de usar e terem uma função de emparelhamento rápida e eficaz. Será que conseguem tudo isto? Em poucas palavras: Sim.

BW-FYE5 Mini

BW-FYE5 Mini

Assim sendo, pedi ao nosso parceiro Banggood (veja o nosso artigo de Banggood Portugal) para me enviar um exemplar para testar. Neste sentido, esta review dos BW-FYE5 Mini é resultado de um período de utilização, que me permitiu tirar algum feedback que aqui partilho sobre este dispositivo.

Antes de avançar, numa análise inicial, os BW-FYE5 Mini tem um bom preço para as especificações que incluem, a compatibilidade com o Bluetooth 5.0, controles de um botão simples no fone de ouvido e uma classificação IPX6. A IPX6 é uma boa classificação em termos de impermeabilização, permitindo que use os auriculares durante a chuva ou até mesmo durante banhos se for esse o caso. Para quem está a procura de uns auriculares sem fios de média gama, até aqui parecem ótimos!

Design e Unboxing

A caixa dos BW-FYE5 Mini é muito simples, numa macro perspetiva apenas inclui três componentes: livro de instruções (em inglês e com informações muito úteis), caixa para carregar com os dois auriculares e uma caixa com alguns cabos e peças adicionais.

De facto, a componente principal é mesmo a caixa de carregamento. Esta é feita em plástico, tem um efeito espelhado elegante e, numa analogia, faz lembrar as caixas de jóias que se costuma oferecer de prenda, mas com um feeling um pouco mais barato. Pelo preço, não podemos pedir tudo, é justo.

A verdadeira magia está no seu interior. Quando abre a caixa, encontra os dois auriculares sem fios. Para os ligar basta removê-los da caixa, para desligá-los apenas tem de os colocar novamente na caixa. Mais simples do que este mecanismo é impossível. Além disso, assim que coloca os auriculares na caixa e esta ter bateria, estes automaticamente começam a carregar.

BW-FYE5 Mini inclui

BW-FYE5 Mini inclui

Conforto e Ergonomia

Os BW-FYE5 Mini tem um design que, à primeira vista, é diferente e parece mesmo não vão ser nada ergonómicos. Contudo, a história é outra quando os coloca no ouvido, o encaixe está perto de perfeito e são muito confortáveis. Curiosamente, o design é um pouco diferente dos BW-FYE1, mas continuam a ser muito confortáveis e, por serem um pouco mais pequenos, são mais discretos.

Para conseguir agradar a todos, a marca inclui três pares de pontas de borracha (tamanho pequeno, médio e grande). Usei os médios que são os que vêm colocados nos auriculares de origem. Honestamente, pensei que os auriculares iriam cair facilmente do ouvido. Porém, por mais que balançasse a cabeça, eles não se moviam. O facto é que o design estranho e que à primeira vista “assusta” é muito ergonómico.

Na lateral de cada um dos auriculares tem um botão. Este botão designa-se botão de multifunções, exatamente pela razão de servirem para controlar todas (ou quase todas) as funcionalidades dos BW-FYE5 Mini. Estas funções incluem atender/desligar uma chamada, pausar/recomeçar música, avançar/retroceder música, entre outras. Muito prático e bem pensado, porém, utilizar este botão implica “empurrar” levemente o auricular para o ouvido, o que não é muito confortável. Este aspeto podia ter sido melhor pensado.

Preço dos BW-FYE5

Utilização e Carregamento

Começar a usar os auriculares é muito simples. O primeiro passo a fazer logo que os recebe é carregar a caixa até 100% através de um cabo microUSB que está incluído. Após isso, pode remover os auriculares da sua caixa e colocá-los nos seus ouvidos. Vai certamente logo ouvir o som destes a indicarem que estão ligado e à espera que algum equipamento emparelhe por Bluetooth.

No seu smartphone, PC, tablet ou qualquer outro dispositivo apenas tem que ir à função de Bluetooth e procurar e ligar-se a:

  • BW-FYE5 R – Para emparelhar com ambos ou auriculares ou apenas o auricular do ouvido direito;
  • BW-FYE5 L – Para emparelhar com o auricular do ouvido esquerdo;

Sim, pode apenas usar um dos auriculares, não precisa de usar sempre os dois earphones, o que é muito prático, por exemplo, para quando está a conduzir, pois reduz o risco de distrações. Quando os auriculares ficarem sem bateria ou quiser desliga-los, apenas tem que os colocar novamente na caixa. Muito prático, clean e moderno.

Carregador dos BW-FYE5 Mini

Carregador dos BW-FYE5 Mini

Principais funcionalidades

Em seguida, indico as principais funcionalidades que os BW-FYE5 são capazes de desempenhar. Todas estas podem ser desempenhadas com o botão de multifunções presente em ambos os auriculares.

  • Responder a chamadas telefónicas

Se receber uma chamada telefónica, poderá atendê-la pressionando o botão uma vez. Essa mesma ação, pressionando uma vez, é necessária para desligar uma chamada telefónica atual.

Por outro lado, gostaria de rejeitar uma chamada? Pressione o botão duas vezes. Muito bem pensado e prático para quando liga os auriculares ao seu smartphone.

  • Ouvir música

Para pausar a música, deve pressionar o botão uma vez. Se pressionar novamente o botão, a música inicia. Pode também avançar ou retroceder de música com os auriculares sem fios, apenas tem que pressionar o botão multifunções do auricular direito durante dois segundos (avançar música) ou no auricular esquerdo (retroceder música).

Testamos estas funções nesta review dos BW-FYE5 Mini e funcionou muito bem.

  • Google Assistant / Siri

No caso do equipamento a que estiver ligado tiver Google Assistant ou Siri, pode pressionar o botão duas vezes para ativar o assistente de voz. Aposto que esta não esperava num equipamento tão acessível, mas… funciona!

Qualidade de som e Autonomia

A qualidade de som é regular, cumpre bem a sua função. Porém, não espere que estes auriculares reproduzam o mesmo som que uns auriculares topo de gama da BOSE. A meu ver, os BW-FYE5 Mini são excelentes para quem procura uma forma prática e com qualidade moderada de ouvir música ou responder a chamadas, não para quem pretende a melhor qualidade de som possível.

Desta forma, como um dispositivo sem fios para usar quando pratica desporto, está no escritório ou mesmo a conduzir, cumpre muito bem a sua função. O bass “nota-se”, mas não é esmagador. No geral, o som é muito regular, o que para qualquer utilizador comum será muito satisfatório. Um aspeto interessante é que uma das funções destes auriculares é o noice-cancelling passivo, que funciona razoavelmente bem.

A autonomia é um aspeto essencial quando se fala em equipamentos sem fios. Quanto aos BW-FYE5 Mini, fiquei bastante agradado. Com a caixa dos auriculares carregada a 100%, consegui utilizar muitas vezes durante uma semana inteira sem voltar a carregar. Os auriculares totalmente carregados têm uma autonomia de 2 a 3 horas (de reprodução seguida de música), enquanto que a caixa permite carregá-los totalmente até 3 vezes. Excelente desempenho neste tópico.

Caixa dos BW-FYE5 Mini

Caixa dos BW-FYE5 Mini

Preço e onde comprar?

No geral, gostei de usar os auriculares. Não pela sua qualidade de som soberba, porque como referi essa é bastante regular. Mas sim pelas diversas funcionalidades muito práticas que tem (assistente de voz, controlo de chamadas e músicas) e também pelo conforto e ergonomia, assim como por uma boa autonomia.

Além disso, há situações em que ter um destes auriculares pode dar imenso jeito como, por exemplo, conduzir carro ou mota em que não tem sistema de mãos livres, ouvir música enquanto passeia ou no escritório e enquanto faz desporto como andar de bicicleta ou corrida.

Por cerca de 35€ os BW-FYE5 Mini conseguem cumprir a sua função de forma eximia. Se está a procura de uns auriculares sem fios acessíveis para o seu dia a dia, aqui está uma excelente opção.

Preço dos BW-FYE5

Os BW-FYE5 Mini estão disponíveis na Banggood, uma loja online de gadgets de origem na China que é cada vez mais popular em Portugal e no Brasil. Pode comprar sem qualquer problema de alfândega para Portugal, basta selecionar o método de envio Priority Direct Mail. No caso do Brasil, o melhor método de envio é o Brazil Direct Mail.

Espero ter ajudado com esta review. Qualquer dúvida ou contributo sobre este e outros auriculares sem fios pode deixar nos comentários 😊 Continuação de um excelente dia!

[Total: 2    Average: 5/5]

Auriculares BW-FYE5 Bluetooth

8.7

Conforto e Ergonomia

9.0/10

Qualidade de Som

8.0/10

Conectividade e Autonomia

9.0/10

Pros

  • Muito confortáveis e ergonómicos
  • Simples de emparelhar, Bluetooth 5.0
  • Várias funcionalidades e fácil de usar

Cons

  • Qualidade de som é regular